Lei Paulo Gustavo: inscrições abertas para o edital “Japeri nas Telas”

Secretaria Municipal de Cultura oferece oficina para auxiliar agentes culturais no processo de inscrição  

Excelente notícia para os produtores de cultura de Japeri: o edital “Japeri Nas Telas”, da Lei Paulo Gustavo, já está com as inscrições abertas. Os agentes culturais da cidade têm até às 23h59 do dia 6 de novembro para realizarem suas inscrições no edital que irá selecionar 59 projetos de audiovisual. O valor de R$603.100,56 será investido nas produções dos japerienses por meio do “Japeri Nas Telas”. A quantia é um recurso da Lei Paulo Gustavo por meio do Fundo Municipal de Cultura.

Podem se inscrever pessoas físicas; microempreendedores individuais da área cultural; pessoas jurídicas com fins lucrativos da área cultural; pessoas jurídicas sem fins lucrativos da área cultural; coletivos/grupos culturais sem CNPJ representados por pessoa física. 

Para participar, o agente cultural deve residir no município de Japeri, estar cadastrado na Secretaria Municipal de Cultura, ter atuação cultural comprovada de, no mínimo, um ano, e ter 50% da ficha técnica do projeto composta por agentes culturais japerienses.

Para auxiliar os agentes culturais no processo de inscrição de seus projetos no edital “Japeri Nas Telas”, a Secretaria Municipal de Cultura ofereceu uma oficina nesta quarta-feira (25/10), no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães. 

O secretário municipal de cultura, Jorge Braga Jr., enalteceu a importância do edital e valorizou o papel da oficina. “É um investimento no setor cultural de Japeri sem precedentes. Os agentes culturais poderão tornar suas ideias e sonhos em projetos e realizá-los com esses recursos. E esse incentivo chega a vários setores também ligados à Cultura. É  geração de renda e trabalho para centenas de japerienses que produzirão bens culturais acessíveis para a população”, disse o gestor. 

O edital “Japeri Nas Telas” é dividido nas categorias A, B e C. A categoria A é destinada ao fomento à produção cultural e conta com sete linhas: produção de roteiros;  produção de videoclipes bandas locais com músicas autorais; produção de curta-metragens; produção de médias-metragens; produção de longa-metragem; produção de games; outros formatos: videodança, videoexperimental, websérie. 

A categoria B é destinada ao apoio a espaços de exibição e conta com duas linhas: cinema itinerante e apoio a salas de cinema privadas. Já a categoria C é dedicada ao apoio à formação em audiovisual e dispõe de três linhas: oficinas de capacitação, formação e qualificação em audiovisual; realização de festivais e mostras de produções audiovisuais e apoio a cineclubes. 

Para maiores informações, os agentes culturais podem enviar um e-mail para japeriaudiovisuallpg@gmail.com ou entrar em contato pelo (21) 99292-2448. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/8ePLVjVaZmNq7dfZ8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*