Primeiros dois dias do Feste-Já agitam a cidade de Japeri

O domingo e a segunda dos japerienses foram repletas de atividades teatrais 

Os dois primeiros dias da segunda edição do Feste-Já (Festival de Teatro da cidade de Japeri) fizeram a alegria da população japeriense. O domingo (22/10) e a segunda-feira (23/10) foram repletas de atividades artísticas e movimentaram diferentes pontos da cidade, como a Praça Vereador Wendel Coelho, a Biblioteca Municipal, o Espaço Cultural Código e escolas da região. A programação teatral é uma realização da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e do Grupo Código. Os espetáculos contam com a parceria do projeto Intercâmbio Unirio de Artes Cênicas e da Rede Baixada Encena.

No domingo (22/10), a praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira,  recebeu a abertura do festival. O espetáculo “Ópera na Brasa”, do grupo Gestopatas, encantou o público presente. Em seguida, na noite do domingo, a peça teatral “Naquele Instante” foi performada no espaço cultural do Grupo Código. 

A atriz do Grupo Código, Juliana França, exaltou a oportunidade de apresentar a peça “Naquele Instante” no Feste-Já. “É um espetáculo que já possui nove anos e é um dos mais premiados da nossa companhia. É emblemático pois esse espetáculo fala das subjetividades periféricas. Contar as nossas histórias, a história de pessoas da Baixada Fluminense, é um ato político. Trouxemos a peça para a abertura do Feste-Já pois ela traz a realidade do nosso território. São as nossas vivências e experiências!”, disse a artista. 

Já na segunda-feira (23/10), a peça “Irina” emocionou os estudantes do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. A apresentação aconteceu na Biblioteca Municipal Carlos de Souza e no Espaço Cultural Código. A atriz Raquel Iantas celebrou a receptividade dos alunos. “Irina é um solo teatral que eu faço desde 2017. É um solo de autoficção inspirado na minha infância, mas ficcionado. É a história de uma menina dos 6 aos 18 anos. Ela é de uma classe operária e a mãe enfrenta questões relacionadas à saúde mental. O objetivo é contar as vivências dela nessa família, a descoberta da arte e o que a arte contribui para ela se expressar e ganhar coragem para se lançar no mundo”, contou. 

A subsecretária municipal de Cultura, Daniela Beliago, destacou a importância do Feste-Já e enfatizou o papel da cultura na formação dos estudantes de Japeri. “A cultura e a educação são partes fundamentais do aprendizado. A peça “Irina” fala ao coração e pode trazer novos olhares aos nossos jovens. Teremos uma vasta programação até o dia 28 de outubro e a participação dos alunos é imprescindível”, disse a gestora momentos antes da apresentação de “Irina” na Biblioteca Municipal. 

O cronograma da segunda edição do Feste-Já prevê uma série de atividades até o dia 28 de outubro. De terça a sexta-feira, diversas oficinas ocorrerão nas unidades de ensino da região e prometem promover uma grande interação entre os artistas e os estudantes de Japeri.

Fotos: Carolina Freitas e Samuel Santana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*