No cinema do Centro Cultural, às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (Tea), mergulharam no universo do filme ‘Mario Bros‘
Ao apagar das luzes a emoção da grande tela prendeu a atenção das crianças e adolescentes que estiveram nesta terça-feira, (30), no Centro Cultural Luiz Eduardo de Magalhães, em Engenheiro Pedreira, para assistir à exibição do filme ‘Mario Bros’, da Disney. O espaço foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para o encerramento do mês de conscientização do Autismo, o Abril Azul.
A ação foi aprovada pelas mães e responsáveis que levaram os filhos para assistir ao filme e relataram que essa é uma atividade que não acontece no cotidiano, porque ir ao cinema é antes de mais nada, um apelo ao silêncio. E que as pessoas não compreendem que, às vezes, vai ser difícil para eles respeitarem essa regra. “Hoje, aqui, estamos num momento de inclusão, que contempla todas as crianças, independente da especificidade de cada uma. Assim, estamos mesmo no caminho da inclusão”, explicou Maria das Graças, mãe de Fernando, (16), acompanhado na Apae Japeri e no Centro de Reabilitação Infantil (Cri); e de Luiza Azevedo, (8).
No evento, a subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, explicou aos responsáveis as diversas mudanças que vêm acontecendo através de políticas públicas que vão dar acesso e agilidade aos tratamentos, desde a definição do diagnóstico até a ampliação da linha de cuidados e fortalecimento da rede de apoio dos usuários.
“Estamos realizando uma série de mudanças, adequações, ampliação e melhorias na estrutura de atendimento das nossas crianças. Precisamos muito do olhar de cada mãe e responsável, para que o nosso trabalho tenha um efeito direto na melhoria da independência e qualidade de vida das crianças e adolescentes”, disse a gestora, que fez questão de frisar que o mês se encerra, mas que o trabalho é contínuo.
A coordenadora de saúde mental e assistente social, Lucilene Maria Maia, destacou a importância de toda a rede caminhar junto, trocar informações e estabelecer vínculos. “Através da escuta dos responsáveis, feita de forma bem atenta, conseguimos montar essa ação que para os pais seria uma dinâmica difícil a de levá-los ao cinema, pela inquietude e ambiente desconhecido. Mas eles já estão sendo introduzidos nesse contexto e em breve estarão familiarizados e prontos para explorar os espaços de um cinema e muitos outros”, relatou.
O evento contou com cerca de 60 crianças e adolescentes que, além do filme com direito a pipoca e guaraná, também receberam os cordões de pessoas portadores do Tea e brindes com doces.
Abril Azul em Japeri
Piquenique, roda de conversa pelo Projeto ‘Cuidando de quem cuida’; chegada de novos profissionais de psicopedagogia e neuropediatria para a ampliação da linha de cuidados; parceria para definição do diagnóstico com atendimentos no Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CedTEA) do Rio de Janeiro; além de palestras, capacitações dos profissionais e adequação do espaço de atendimento, foram algumas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (Tea).
“O mês de abril se despede deixando uma lição de conscientização, inclusão e aprimoramento da nossa rede de apoio às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (Tea). Vamos buscar mais e mais acessibilidade e qualidade de vida para eles”, finaliza Tatiana.
O evento foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e teve a participação de estudantes do curso de formação de professores do Ciep 402 Aparício Torelli.
Mario Bros
O filme “Super Mario Bros” é bem recente. Foi lançado em 2023, e é uma adaptação animada baseada no famoso jogo de videogame da Nintendo. Ele segue os jovens irmãos Mario e Luigi, que decidem abandonar seus empregos estáveis como encanadores para embarcar em seu próprio empreendimento: a Super Mario Bros Encanadores.
No entanto, as coisas tomam um rumo inesperado quando eles são sugados por um estranho cano verde e separados durante a travessia. Mario vai parar no multicolorido Reino Cogumelo, enquanto Luigi acaba no Reino das Sombras, onde é capturado pelo exército de Bowser, o vilão da história.
O filme tem uma trilha sonora linear, possui um colorido chamativo e fala de dois universos, imaginários e nostálgicos, que agradam também aos pais. O jogo que deu origem ao filme tem hoje 39 anos, e é uma verdadeira viagem no desconhecido mundo dos encanadores.