Festa do aipim acontece pela primeira vez em Japeri

O evento vai ocorrer nos dias 29 e 30 de julho, no Paço Municipal

Nos dias 29 e 30 de julho, a Prefeitura de Japeri realizará a primeira festa do Aipim. O evento contará ainda com um festival de quadrilhas com a participação de grupos de várias regiões do Rio e Baixada Fluminense. Serão dois dias repletos de diversão para toda a família, sempre a partir das 16h, no Paço Municipal.

A comemoração é justificada, segundo o secretário de Agricultura e Pesca, José Maurício, porque o município é um dos maiores produtores de aipim. “São cerca de 600 agricultores que fazem parte da agricultura familiar, que produzem além da raiz os seus derivados, como nhoque, farinha, bolos doces e salgados, chips de aipim e até cachaça”, explicou.

Estes e outros produtos serão encontrados nas 20 barracas.Os organizadores determinaram que cada feirante coloque um prato típico do aipim para serem vendidos no local. O alimento faz parte da gastronomia local, onde cerca 70% de agricultores cultivam a iguaria em suas terras.Além de comer e beber, quem for ao local contará com os shows das bandas de forró Pimenta do Reino e Chamas & Milagres que vão fazer a alegria do público durante as apresentações. Os cantores Clayton Macklin, Jackson Marony, Ale Show com Clau Voz e Kakau também vão sacudir a festa.

E quem gosta de anarriê poderá entrar na dança com os grupos de quadrilhas, Junina Explosão, Forrozão Junino, Fogueirão Junina, Nova Geração, Xodó de Seropédica, Agito Junino, Gente Fina e Arrastapé Quadrilha.

O evento é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e de Agricultura e Pesca, com a finalidade de resgatar a cultura das festas tradicionais através de caracterização caipira, da música e da culinária típica.

Agricultura Familiar

A agricultura familiar é setor que auxilia os pequenos agricultores, colaborando para a geração de renda, produtividade e sustentabilidade. Os agricultores comercializam o alimento para outras regiões da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Morro Agudo, Austin, Queimados, entre outros. O aipim também é vendido para os comércios das Zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro.