SEMUS reúne cuidados em saúde e muitas histórias de moradores

As Mobilizações de saúde levam diversos serviços para perto da população

Morador do bairro Guandu desde 1977, o aposentado José da Silva (67), veio do Rio Grande do Norte para trabalhar. Como muitos moradores da cidade, quando levantava ainda era noite. Hoje,  relata que viu o bairro crescer, ganhar iluminação, asfalto, escola e posto de saúde.  “Aqui, eu criei meus quatro filhos, nasceram meus netos e, hoje estou aposentado. Vou aproveitar pra cuidar da saúde mais perto de casa, que é bem melhor”, disse ao lado da filha, Josineide Lopes, que o acompanhava.

Josineide Lopes e o pai José da Silva em atendimento na Mobilização de Saúde, no bairro Guandu

Assim, são as mobilizações de saúde promovidas pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e, que além dos cuidados de atenção básica, permitem a reunião de famílias e de diferentes gerações que moram no bairro.  “Conversar com os vizinhos enquanto cuido da saúde é muito bom”, disse Jussara Martins, 57 anos, que mora na localidade há 5 anos e passou pelos serviços de vacina, dentista e consulta médica.

Para Adriana Barros, que atua nos projetos da associação de moradores, essa é uma ótima ação. “A saúde precisa estar perto dos moradores. É nosso maior bem”, disse ela, aproveitando para chamar a vizinha que aguardava uma consulta.

A enfermeira Andressa da Silva, que trabalha  e mora no bairro, ressalta ainda que a mobilização agiliza os atendimentos e vai de encontro a necessidade dos moradores, além de permitir que estejam juntos. “Eu vejo como profissional e como moradora, a importância de estarmos com essas ações e cuidados. Saúde une as pessoas”, relata.

A ação teve 300 atendimentos nas modalidades de pesagem Bolsa Família; verificação de glicemia e pressão arterial; vacina Influenza e bivalente; teste rápido hepatite, HIV, sífilis; atualização de cadastro; entrega de caderneta do idoso; marcação de ginecologia, pré-natal, preventivo, puericultura; atendimento médico, de enfermagem, auriculoterapia, odontológico e Cras.

Nesta segunda-feira (8), a mobilização esteve também, no bairro Chacrinha, onde realizou 125 atendimentos de atenção básica em diversas modalidades.

Na Chacrinha a equipe realizou 125 atendimentos