Alunos da Rede Municipal de Japeri se formam pelo PROERD

306 estudantes participaram do Programa neste semestre

Estudantes de três escolas municipais de Japeri estão concluindo o curso oferecido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Nesta quarta-feira, 120 alunos receberam os certificados na E.M Aristides Arruda em uma solenidade que emocionou pais e responsáveis. Ao todo 306 crianças do quinto ano aprenderam como ficar longe de um dos piores males que afetam jovens e adultos.

Em seis meses o grupo teve o apoio dos policiais responsáveis por passar os ensinamentos sobre comportamentos, bullyng, valores éticos,  violência, além dos direitos e deveres do cidadão nas Escolas  Municipais Darcílio Ayres Raunheitti e Frei Maurício Vianna.

Da esquerda para direita o Sargento Marcos e a diretora Luciana (Foto: Lucas Alexandre)

A diretora da E.M. Aristides Arruda Luciana falou da parceria e admiração que tem pelo Programa. “Tenho dois filhos que passaram pelo PROERD e os ensinamentos permaneceram com eles. Me preocupo com os alunos como se fossem meus filhos, por isso, peço que levem para vida tudo que aprenderam aqui”, expressou a diretora. E aproveitou para fazer um apelo aos pais: “jamais desistam dos seus filhos” concluiu.

“Foi lindo”, disse a mãe da aluna Ana Clara, de 11 anos. Dulcinéia Santiago ficou emocionada ao ver a filha, aluna do sexto ano, concluindo mais uma etapa de formação. “Me sinto muito feliz. Minha filha está mais educada e consciente com as tarefas. Estou satisfeita com a gestão da escola”, acrescentou a mãe.

Emoção

O público também se emocionou com as redações lidas pelos alunos Caio Júnior (turma 502) e Karilane Baldes (turma 501). Caio escreveu sobre a responsabilidade de cumprir com as obrigações: “Sei que devo respeitar meus colegas e ajudá-los e pensar antes de tomar qualquer decisão para ser um bom cidadão do futuro”, escreveu o aluno. Já Karilane dissertou sobre o perigo das drogas: “Leva à violência e a família fica desestruturada”.

O Sargento PM Marcos foi o professor durante o semestre. Ele contou sobre a experiência com a Baixada Fluminense: “Foi gratificante. Seis meses que ensinei, mas também aprendi. Agora eles podem levar melhores informações aos pais e colegas. Sensação de dever cumprido”, contou o militar.

Ao final do evento, o PM Marcos homenageou os professores que contribuíram com a parceria. Ao som da música ‘Anjos da Guarda’, que fala que na sala de aula é que se forma o cidadão.