Fiéis comemoram Dia de São Jorge em Japeri com feijoada, procissão e missa

A festividade  contou com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Cultura

O Dia do Santo Guerreiro, nesta terça-feira, 23, foi comemorado com muita festa fé e alegria na Comunidade São Jorge, localizada no bairro de mesmo nome, em Japeri. A tradicional festividade celebrada há mais de 40 anos, contou com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Cultura, e não apenas reforçou a tradição cultural do bairro, mas também proporcionou um momento de união e esperança.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas atividades. Às 5 horas, os devotos já estavam reunidos para assistir à alvorada em homenagem a São Jorge. No almoço, os fiéis se deliciaram com a saborosa e tradicional feijoada, e ainda curtiram uma roda de samba com o cantor PH, que se disse emocionado em poder participar da festividade. A tarde procissão e missa fecharam o evento.

“É uma honra participar desse evento. Um dia tão importante como hoje. Dia de São Jorge. Ainda mais fazer parte desse evento de fé da minha comunidade, vendo pessoas conhecidas que já acompanham meu trabalho. Fico muito feliz”, disse o cantor.

A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, o vice-prefeito, Carlos Januário e o vereador Ziel Pavani, o Secretário Executivo, Wallace Paes de Aragão e o Subsecretário de Educação, Alex Santos, participaram das celebrações, cuja missa foi celebrada pelo pároco Urbanus Mulati Nzomo, que ressaltou a importância de São Jorge na comunidade local e a força do Santo em tempos de adversidade.

“São Jorge representa a coragem, a resistência e o despertar do povo no crescimento da fé e na luta do dia a dia nos valores cristãos, valores que Deus nos concedeu. São Jorge também é para proteção do nosso povo”, afirmou o pároco.

Devota de São Jorge

A Prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, devota de São Jorge, esteve presente e se mostrou entusiasmada com a festividade, onde agradeceu a Deus pela oportunidade de estar participando por mais um ano.

“Hoje é um dia muito especial para mim. Sou devota de São Jorge, meu santo protetor. Temos uma missão: não podemos baixar a cabeça ou desanimar. Devemos caminhar com força e fé, trabalhando todos os dias para melhorar a vida das pessoas, e não vamos parar. É Deus que aponta a estrela que deve brilhar. Salve São Jorge!”, expressou a Prefeita.

A chefe do executivo também sintetizou a importância das manifestações religiosas.

“Temos aqui o retrato bem fiel da democracia, a gente faz parte do estado laico de direito. Não só respeitamos, como também promovemos a diversidade religiosa no município de Japeri. Na semana que vem, realizaremos a cruzada evangélica, que vai ser um sucesso como foi ano passado”, disse Dra. Fernanda.

A Secretaria Municipal de Cultura esteve representada pelo Secretário Jorge Braga Jr, e pela Subsecretária Daniella Moreira Beliago. “A festa de São Jorge é uma festa tradicional do bairro de São Jorge. Nós da Secretaria identificamos esse potencial cultural e religioso. Demos esse apoio para engrandecer mais a festa. O evento tem a tendência de ser cada vez maior, trazendo mais fiéis a cada ano”, disse o Secretário.

Fé e devoção a um dos santos mais populares do mundo

Membro da Coordenação da Igreja de São Jorge, Janaína Marli, (63), mais de 30 anos devota de São Jorge, agradeceu a Prefeitura e a Secretaria de Cultura pela ajuda na festividade, disse estar muito alegre com a participação da comunidade e falou sobre a sua semelhança com o santo.

“Eu me pareço com ele. Ele sempre se dedicou às pessoas e é uma pessoa admirável. Luto para fortalecer a fé e ajudar os menos favorecidos. Reunir pessoas é a maneira que encontramos de homenagear nosso santo guerreiro. Espero que as crianças presentes hoje possam lembrar-se deste evento de oração e celebração. Nosso objetivo é levar alegria às pessoas e multiplicar a fé”, disse Janaína.

Mantendo também uma relação de proximidade com São Jorge, Jorgina Fernandes, aposentada, de 66 anos, diz que seu nome é uma homenagem ao Santo Guerreiro, pois sua avó era devota e decidiu dar-lhe esse nome.

“Desde que nasci sou próxima dele, aprendi todas as orações desde pequena, meu amor é muito grande por ele. Fico até emocionada de estar aqui na procissão e na missa”, falou Jorgina.

Fotos: Brian Mauge