A Prefeitura de Japeri aderiu ao programa, assumindo esse compromisso com a educação municipal, no propósito de melhorar a alfabetização das crianças
Com o objetivo de desenvolver o trabalho de linguagem oral e escrita em alunos das creches e pré-escolas, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil”. E nesta quarta-feira, (25), 80 professores desta modalidade educacional compareceram à Escola Municipal Bernardino de Melo para cumprir um dos encontros, que acontecerão a cada 15 dias por 10 meses.
As aulas são ministradas por duas formadoras selecionadas por um processo seletivo nacional. Os educadores trocaram experiências sobre a primeira etapa da Educação Básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças de até cinco anos
A articuladora municipal do projeto, em Japeri, Edilene Paula dos Santos, explicou que as formadoras vão incentivar os professores a desenvolverem as habilidades de comunicação e ampliar o vocabulário das crianças, além do pensamento lógico, capacidade de concentração e a disciplina.
“É um momento muito importante para o nosso município. Estou muito feliz de poder participar e presenciar tantos professores buscando aprender mais sobre a leitura e escrita na formação infantil”, falou Edilene.
A formadora do curso, Arari Maria Fernandes, é pedagoga pela UERJ e pós graduada em educação especial. Já Janete Francisco da Rosa Rodrigues, que é formada em Letras – Português / Literatura pela UFF com especialização em gestão escolar, salientou que a intenção do curso é trabalhar a leitura inserida no cotidiano escolar e a troca de experiências entre os professores.
“Através da leitura as crianças trabalham a criatividade, aprendem a mexer com as emoções e novos termos, onde manifestam suas angústias, sua visão de mundo através do que interpretam”, disse Arari.
Compartilhando a importância do aperfeiçoamento da Educação Infantil, Janete Francisco da Rosa Rodrigues é uma das formadoras do curso e gestora da creche José Severino. Ela é graduada em Português / Literatura pela UFF, com especialização em gestão escolar e cursos de aperfeiçoamento em educação infantil. Janete entende que crianças com uma formação básica bem estruturada conseguem chegar preparadas para outras etapas escolares.
“Acreditamos que a alfabetização infantil é a fase mais importante do ensino, preparando a criança para as próximas etapas escolares. O trabalho dos professores na educação infantil é de suma importância para os pequenos. Durante esta etapa, eles aprendem letras, cores, números e a segurar o lápis”, disse a educadora.
A professora da Escola Municipal Professora Etiene de Souza, Poliana Tavares, 39, está motivada com essa atualização profissional. A educadora é formada em neuropsicopedagogia e pós graduada em gestão escolar,
“Conforme surgem novas demandas e propostas, os professores precisam estar sempre se atualizando para fazer o melhor, ter um olhar mais amplo as necessidade dos alunos. A educação infantil é diferente. É preciso se aprofundar numa visão nova para melhorar o convívio e o ambiente escolar”, disse Poliana.