Muita informação e serviços no Dia ‘D’ Conscientização do Autismo

A ação reuniu secretarias municipais no pátio do Cemes de Engenheiro Pedreira

O pátio do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), de Engenheiro Pedreira, acolheu na manhã desta quarta-feira, (24), o Dia ‘D’ Conscientização do autismo. A ação contou ainda com as secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho (Semast) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), que levaram serviços e orientações para a população.

Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, os conceitos como inclusão, apoio, compreensão, acolhimento e amor estão unidos com políticas públicas de atendimento especializado.

“O evento de hoje é uma união dos esforços já realizados pelas três secretarias. Reunimos aqui para que as famílias tenham em um só lugar informações e serviços, e aqueles que não são afetados diretamente pelo transtorno, possam entender sobre o assunto e serem solidários. Estamos trabalhando para que a nossa cidade seja cada vez mais inclusiva e consciente”, disse a gestora.

A moradora do Mucajá, Rosimar Costa, aproveitou para obter esclarecimentos com a psicóloga Simone Portes, que realizou a escuta ativa, as orientações e o acolhimento. “Ela veio para dar orientações para a neta que ela cuida. Percebemos que ela também precisa ser acolhida e ouvida. Realizamos o primeiro atendimento e vamos dar prosseguimento ao atendimento”, relatou Simone.

A dona de casa, Rosimar Costa, com a equipe técnica do Centro de Reabilitação Infantil

Ainda na programação do Abril Azul, ocorre na próxima terça-feira, (30), dois eventos, às 13h30 a 2ª Roda de Conversa ‘Cuidando de quem cuida’, um espaço de acolhimento para as mães e responsáveis das crianças e adolescentes e às 17h, o encerramento é com a sessão cinema Azul com o filme Mario Bross e distribuição de brindes no Centro Cultural Luiz Eduardo de Magalhães, na Av. Tancredo Neves – Parque Mucajá.

Serviços oferecidos

As secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho (Semast) e Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), levaram serviços de atualização do Cadastro Único, orientações e atualização de dados, e isenções para documentação pelo Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação (NAFADD).

O secretário de Assistência Social e Trabalho, André Luiz Moura, esteve na ação e destacou a importância da união governamental na garantia dos direitos do cidadão. “Precisamos estar cada vez mais acessíveis e próximos da população. Hoje selecionamos os que melhor atendem as famílias de pessoas com autismo, como o cadastro único, serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e isenção para documentação, que vão unir necessidade e direito do cidadão”, disse o secretário.

Para a coordenadora de Proteção Básica, Simone Barbosa, realizar o atendimento direcionado para esse público é garantir o acesso aos direitos sociais com a otimização do tempo que já disponibilizam para consultas. “Foi uma ótima iniciativa essa união de serviços aqui na saúde. Muitos familiares não tem a informação sobre os direitos, aqui os próprios profissionais estão nos indicando para realizar o atendimento”, relatou Simone que é assistente social.

Pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped) a responsável administrativa, Adriana Motta, cadastrou e orientou a população sobre o vale social, benefício do governo estadual que garante às pessoas com deficiência ou doenças crônicas a gratuidade no transporte público.

Mãe da criança, André, (7) anos, Letícia acessou os serviços para saber sobre os primeiros atendimentos para a criança nas especialidades. E ainda acessou os atendimentos das secretarias.

Fotos: Brian Mauge