Prefeitura de Japeri e Centro de Cidadania LGBTI realizam Jornada Formativa para servidores

Durante o evento foi anunciada a abertura de agenda médica especialmente dedicada à população LGBT

Cerca de cinquenta servidores públicos municipais da saúde participaram, nesta quinta-feira (18), da Jornada Formativa LGBTQIA+ – uma parceria da Prefeitura Municipal de Japeri com o Centro de Cidadania, ligado ao Governo do Estado. O evento teve como objetivo o combate à LGBTIfobia e ao sexismo, a promoção da cidadania e da cultura de direitos nos espaços públicos de Japeri para que essa população se sinta mais incluída nas políticas de saúde do município.

Durante o encontro, foi anunciada mais uma conquista na luta LGBTQIA+. A subsecretária de Planejamento, Fernanda Goulart, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a agenda de serviço médico específica para este público. A caderneta contará com atendimento nas especialidades de endocrinologia, urologia e mastologia nos centros de especialidades Japeri Centro e Engenheiro Pedreira (antiga UMEP); de ginecologia nas unidades de saúde de Alecrim, Vila Central, Delamare e Santa Amélia; e psicologia na Academia da Saúde.

A subsecretária explica que a saúde no município está avançando, mas ainda há muito o que fazer. “Japeri está em terceiro lugar na Atenção Primária à Saúde na região metropolitana 1 e em terceiro no alcance da vacinação de sarampo. Estamos fazendo Japeri aparecer. Desde que a atual gestão assumiu, estamos implantando e criando políticas públicas de saúde que não existiam. Hoje chegamos na população LGBTQIA+”, diz.

Foto: Lucas Alexandre

Ela ainda ressalta a importância de promover a Jornada Formativa em parceria com o Centro de Cidadania para proporcionar um tratamento humanizado e garantir o direito de todos, de acordo com suas necessidades. “Com a população LGBTQIA+ assistida, conseguimos diminuir o número de óbitos por falta de tratamento e cuidado, além de levar atendimento humanizado a essas pessoas. Estamos trabalhando a humanização para que entendam que a saúde é igual para todos, independentemente da cor, crença e identidade de gênero”, destaca.

Para a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Baixada 02, Ana Costa, atividades de conscientização e informativas sobre o tema são essenciais para sensibilizar a população e os servidores sobre a importância de combater o preconceito e violência à população LGBTQIA+. “Estamos felizes com o engajamento da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri. Ter servidores formados, sensibilizados e humanizados para fazer o atendimento é fundamental para que essa população se sinta inserida num contexto de inclusão municipal, estadual e nacional”, informa.

Palestraram no evento a enfermeira da Educação Permanente de Japeri, Deusineth Costa; a psicóloga comportamental e especialista em sexualidade, Daiane Nascimento; e a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Baixada 02, Ana Costa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*