Turismo: Semana mostra potencialidades e roteiros para quem quer visitar a região

Turismo, cultura, agricultura e arte foram temas dos debates no primeiro dia de evento

O Campo de Golfe, uma das mais belas áreas verdes da cidade, foi cenário para a abertura da Semana de Valorização dos Pontos e Roteiros Turísticos de Japeri. O evento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), segue até esta quarta-feira (29), com apresentação do Inventário da Oferta Turística de Japeri pelo Observatório de Turismo da Baixada Verde – UFRRJ.

Em mais uma participação em evento oficial da cidade, a Orquestra do Instituto Evangélico Pastor Augustinho Valério de Souza  emocionou o público com os Hinos Nacional e da Cidade.

A semana de valorização é promovida pela Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da secretaria municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) e conta com uma programação que inclui atividades recreativas na Pedra Lisa, com os alunos da Escola Municipal do bairro, trilha no pico da coragem, além da apresentação do inventário turístico.

A Lei.1458, que é de autoria do Vereador, professor Josimar Mota e foi sancionada pela Prefeita Fernanda Ontiveros, deu origem ao evento que entrou para o calendário da cidade. O Secretário Marcelo Capoeira, ressalta a importância das parcerias entre a Universidade Rural – UFRRJ, Baixada Verde e as secretarias municipais. ”A cidade tem um potencial gigante para o turismo e merece ser explorada. Com o empenho de todos é possível trazer economia e desenvolvimento para o local”.

A abertura contou com a presença da Deputada Federal, Rosângela Gomes que, por meio de emendas parlamentares traz recursos para o município. Entre elas estão a construção de escolas, a reforma do prédio do Conselho Tutelar e um dos mais novos benefícios: o Castramóvel. “A Prefeita Fernanda tem sido incansável na busca de investimentos e recursos para a cidade. Sou testemunha do quanto tem ido a Brasília em busca de recursos. É preciso que, principalmente as mulheres, ajudem para que a prefeita avance em seus projetos”, disse a deputada.

A solenidade contou, ainda, com a presença da diretora da Instância Governança Regional, Mirian Rodrigues (representante do Baixada Verde); dos secretários Municipais de Agricultura e Pesca, José Maurício; de Cultura, Jorge Braga Jr. e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy; da representante da Economia Solidária, Gilsa Rosa e outras autoridades.

Caminhada ecológica

Durante a tarde, os professores José Eduardo e Josilene Satyro, que também é Diretora de Turismo da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, fizeram uma caminhada ecológica com os alunos da Escola Municipal da Pedra Lisa.

O objetivo da atividade foi mostrar a diversidade turística que o município oferece e mostrar às crianças um pouco da história da Pedra que inspirou o nome da Escola. Além da caminhada, os alunos desenharam os pontos da cidade que eles mais gostam. Entre os desenhos estavam o Campo de Golfe, Pico da Coragem e a Estação Ferroviária.

Maria Luiza, 5 anos, diz que se sente muito feliz em fazer esses passeios pela área verde ao redor da escola. “O lugar mais lindo é a Pedra Lisa, porque é muito alta e quase chega no céu”.A Diretora de Turismo conta que é importante conscientizar as crianças a cerca da preservação do lugar onde moram. Para que nos próximos anos as futuras gerações desfrutem do que o Município oferece.

Texto: Josy Souza

Fotos: Lucas Alexandre