Campanhas de Vacinação contra Gripe e Sarampo iniciam na segunda em Japeri

Ao todo, 13 unidades de saúde e dois polos extras serão mobilizados das 8h30 às 16h30

As Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Gripe e Sarampo começam na próxima segunda-feira (4) em Japeri, na Baixada Fluminense. A Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando 13 unidades básicas, a Academia da Saúde e um polo extra em frente à prefeitura, que contará também com o serviço de drive thru, das 8h30 às 16h30. As imunizações acontecerão por etapas até o dia 30 de junho.

No caso da vacina contra a gripe, nesta primeira etapa será para idosos com 80 anos ou mais, residentes de instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde. Já o imunizante contra o sarampo será apenas para os profissionais da saúde, nesta fase. O dia D de vacinação acontecerá em 30 de abril.

O imunizante disponibilizado pelo Governo Federal contra a gripe é trivalente, ou seja, previne a contaminação pelo vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Já a vacina contra o sarampo e tríplice viral, protege também contra rubéola e caxumba.

Para se imunizar, basta procurar um dos pontos de vacinação com identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Texto: Aline Lopes