I Encontro de Políticas Públicas para Mulheres discute enfrentamento à violência em Japeri

Iniciativa tratou sobre criação de equipamentos públicos que garantam qualidade de vida

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Mulheres, realizou nesta quarta-feira (1) o ‘I Encontro de Políticas Públicas para Mulheres’. O evento discutiu o fortalecimento de medidas nas áreas de enfrentamento à violência, autonomia econômica e protagonismo. Participaram do encontro a prefeita da cidade, Doutora Fernanda Ontiveros, a deputada estadual, Enfermeira Rejane, secretários e demais autoridades municipais e do Estado.

O encontro, organizado pelo Conselho de Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Japeri, reuniu mais de 100 mulheres e foi pautado pela necessidade da criação de equipamentos públicos que garantam qualidade de vida, como creches, oportunidades de trabalho, qualificação profissional e saúde. Também foi lembrado os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Durante o encontro, a prefeita da cidade falou da implementação do CEAM como uma política pública de enfrentamento à violência. Inaugurado em março deste ano, o equipamento tem uma média de 20 atendimentos diários e conta com uma equipe multidisciplinar que forma uma rede de proteção com encaminhamentos para diversos serviços. A gestora lembrou que sua implantação era necessária em função do município liderar o ranking de mulheres vítimas de agressões.

“Nossa prioridade é acolher e acompanhar as mulheres vítimas de violência, seja ela psicológica, moral, sexual ou econômica. Com o apoio do Ceam, estamos ajudando as japerienses a fortalecerem sua autoestima e assim possibilitar que se tornem protagonistas de seus próprios direitos. Não podemos aceitar os números crescentes de agressões e mortes das nossas mulheres como se fosse algo normal. Meu compromisso é lutar contra esse mal aqui em nossa cidade”, disse a médica, que como pediatra orienta as mães a ensinarem os meninos a proteger as mulheres.

O secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Junior Martins, falou do fortalecimento da rede de atendimento às mulheres como os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Ele também enalteceu a equipe formada, em sua maioria, pelo sexo feminino.

Já a deputada estadual, enfermeira Rejane, que também esteve presente no encontro, falou dos avanços nas políticas públicas de enfrentamento à violência. “Luto para que em cada município do Rio haja políticas de proteção e auxílio às mulheres vulneráveis. A violência é um tema muito sério e aumentou durante a pandemia. Temos que enfrentar com firmeza essa situação”, disse a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres da Alerj.

Durante o evento, também estiveram presentes a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Heloíza;  a Coordenadora do CEAM- Baixada, Sonia Lopes; a Procuradora do Município; Juliana Maia; a Coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Mônica Sampaio e a Coordenadora do Conselho Municipal das Mulheres, Vasti Ferraz da Silva e a Secretária de Orçamento e Gestão de Recursos, Andreia Guimarães.