Japeri contra a Covid-19: pessoas com 45 anos ou mais serão incluídas na campanha de vacinação a partir desta segunda-feira (21)

Neste sábado (19), a cidade recebeu 1.654 doses dos imunizantes da Pfizer e Coronavac. Ao todo, sete postos de vacinação estão sendo mobilizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, vai avançar mais uma etapa na campanha de vacinação contra a Covid-19.  A partir desta segunda-feira (21), moradores com 45 anos ou mais também serão imunizados. Com a chegada de novas doses do Ministério da Saúde, o município retoma a aplicação da segunda dose de Coronavac. Ao todo, sete postos de vacinação estão sendo mobilizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Além disso, a cidade continua imunizando idosos, trabalhadores do setor industrial, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, metroviário, ferroviário, transporte aéreo e aquaviários; pessoas em situação de rua; trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; gestantes e puérperas com autorização médica; pessoas com comorbidade ou deficiência permanente acima de 18 anos; profissionais de saúde e educação acima de 18 anos; trabalhadores da construção civil; forças de segurança e salvamento e trabalhadores portuários.

O município está aplicando os imunizantes produzidos pela Pfizer/Biontech em pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Já para as demais pessoas e categorias a vacina disponibilizada é a AstraZeneca/ Fiocruz. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os interessados em garantir a imunização, precisam apresentar documentos básicos de identificação (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência). Profissionais de saúde devem apresentar comprovantes de vínculo empregatício atual, como contracheque ou declaração assinada pelo estabelecimento em que atuam.

Já para pessoas com comorbidade é importante apresentar original e cópia da última prescrição/ receita ou atestado/ recomendação médica que comprove o diagnóstico (especificamente nos casos dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar a patologia apresentando cópia da última receita nominal prescrita pelo médico).

No caso de pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário médico ou outro documento que comprove a condição.

Para se vacinar, os trabalhadores do setor industrial deverão apresentar original e cópia de documento comprobatório da atuação como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade ou crachá funcional juntamente com uma declaração que comprove o efetivo exercício da função profissional das categorias elencadas abaixo:

• Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais; 

• Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, e farmacêuticos, roupas e tecidos;

• Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes; 

• Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;

• Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução; 

• Construção Civil;

• Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria;

• Profissionais que realizam instalação especializada e manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos hospitalares;

• Profissionais que apoiam procedimentos cirúrgicos e que prestam auxílio na realização de procedimento invasivos;

• Profissionais que realizam manuseio de equipamento para oxigenação extracorpórea (ECMO) e perfusionistas;

• Profissionais que operam equipamentos de diagnóstico por imagem em hospitais e clínicas;

• Profissionais de gases medicinais que atuam no transporte, descarregamento, distribuição, retirada/coleta, verificação/inspeção, instalação, manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas ou que prestam serviço em home care, e funções equipadas;

• Profissionais que estão vinculados às atividades que apoiam e viabilizam todo o processo produtivo de vacinas contra a covid-19;

NOVAS DOSES CHEGAM A JAPERI

Na manhã deste sábado (19), Japeri recebeu da Secretaria de Estado de Saúde uma nova remessa de imunizantes. São 1.254 doses produzidas pela Pfizer e 400 de Coronavac, que será destinada para concluir o esquema de vacinação de quem aguarda pela segunda dose.

PONTOS DE VACINAÇÃO

– Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá –  Engenheiro Pedreira)

– Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros  s/nº – Centro de Japeri)

– USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia –  Engenheiro Pedreira)

– USF Delamare (Rua Pinaré,  s/nº   – Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)

– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira).

– USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº – Vil,a Central – Engenheiro Pedreira)

– USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*