Prefeitura de Japeri inicia terceira fase de vacinação contra a gripe

Ao todo, 11 unidades de saúde estão sendo mobilizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


A nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou nesta quarta-feira (9), em Japeri. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando 11 unidades, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17, para garantir a imunização do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. 


Nesta terceira fase, poderão se imunizar: Pessoas com comorbidade ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, profissionais de segurança,  salvamento e forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.


Além disso, a vacinação segue para as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores que ainda não garantiram a imunização nas fases anteriores.


O imunizante disponibilizado pelo Governo Federal é trivalente, ou seja, previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Pessoas já gripadas, com alergia a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, não poderão fazer o uso do imunizante.


Vale lembrar que deve haver um intervalo de 14 dias entre o esquema vacinal completo contra a gripe e Covid-19. Para se vacinar, é preciso ir até o posto de saúde mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e apresentar identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Texto: Aline Lopes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*