Secretário de Japeri vistoria andamento das obras de urbanização do bairro São Sebastião

Prefeitura está investindo mais de R$ 6 milhões para drenagem e pavimentação da região

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Japeri, Francisco Nacelio, vistoriou nesta quinta-feira (20) as obras de drenagem e pavimentação que estão sendo realizadas no bairro São Sebastião. O secretário, que estava acompanhado dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rogério Sant’Ana, e de Urbanismo e Habitação, Gustavo Maurício, aproveitou o momento para conversar com a população da região.

Nacelio constatou que as obras de melhorias no bairro estão avançadas e, por conta disso, estuda maneiras de entregar as obras à população em um prazo menor do que foi estimado no contrato. A medida atende uma solicitação da prefeita Drª Fernanda Ontiveros.

Fotos: Julia Cavalieri

“Queremos entregar o bairro São Sebastião o quanto antes porque sabemos o quanto os moradores esperam pelo asfalto na porta. Para garantir que a nossa meta seja alcançada e concluir as melhorias antes do prazo estimado no contrato, fiz questão de vistoriar o andamento das obras ao lado dos secretários, que colaboraram muito para a criação do projeto de drenagem e pavimentação. Estamos seguindo a determinação da Drª Fernanda Ontiveros”, disse o secretário Francisco Nacelio.

Desde a última semana, as equipes iniciaram o processo de manilhamento da rede mista (água e esgoto) na região. Nesta primeira etapa, que é importante para a continuidade das obras no bairro para evitar alagamentos e enchentes, os trabalhos começaram na Rua Maria Lobato Gomes, onde já foram realizados mais de 150 metros de drenagem.

As obras na região foram lançadas em dezembro de 2021. As melhorias contam com um investimento de R$ 6 milhões que são totalmente custeadas por meio de recurso próprio da prefeitura. No total, 11 ruas vão passar pelo processo de drenagem, asfaltamento, confecção de calçadas e assentamento de meio fio. A previsão, de acordo com o contrato, é que as intervenções sejam concluídas em até 10 meses.

Mais melhorias estão a caminho

O secretário aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores do bairro São Sebastião, que solicitaram outras melhorias na localidade, entre as quais: a construção de uma praça e também de uma ponte que dá acesso aos caminhões e outros veículos de grande porte que acessam a região.

“A implantação de uma praça é importante para dar mais lazer aos moradores. A construção da ponte representa mais mobilidade. Vamos traçar metas para conseguirmos levar também essas duas melhorias ao bairro. Está chegando um novo tempo para o São Sebastião”, disse.

Pavimentação da estrada que liga os bairros São Sebastião e Santa Amélia

Durante a visita, o secretário Francisco Nacelio informou aos moradores sobre o início do processo de licitação de asfaltamento da Estrada da Proença, que liga os bairros São Sebastião e Santa Amélia. Sobre esse projeto para os dois bairros, o gestor disse que representa melhores condições para quem vai trabalhar, estudar e fazer outras atividades.

“É um desejo nosso pavimentar a Estrada da Proença para melhorar o trajeto de quem passa pelo trecho. Já está dentro do nosso cronograma de trabalho deste ano, e queremos, o quanto antes, tirá-lo do papel”, finalizou.