Bairro Chacrinha foi contemplado mais uma vez com o Programa Limpa Rio

A ação está proporcionando a recuperação das margens do canal da Rua São Pedro para evitar transtornos ocasionados por alagamentos

O bairro Chacrinha foi contemplado mais uma vez com o Programa Limpa Rio. Uma ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Japeri, que está proporcionando a recuperação das margens do canal da Rua São Pedro.
Os operários estão atuando no córrego do Serrão, em uma extensão de cerca de 1.100 metros

No local, estão sendo realizadas, de forma manual, a retirada de materiais jogados no interior do corpo hídrico, com o objetivo de evitar enchentes e alagamentos. Para isso, contam com auxílio de pás e caminhões. O trabalho tem o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), que durante todo este mês está promovendo atividades voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente.


De acordo a secretária da pasta, Meire Lucy, o programa Limpa Rio é muito importante para a população, já que tem por finalidade promover a conservação dos corpos hídricos. “A limpeza nos canais é de extrema importância para evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados que é realizado pela população”, declarou a gestora, que agradece ao Vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha pelo apoio.

O morador Vagner Ramos de Godys, de 45, mora próximo ao local. De acordo com ele, a família já enfrentou diversos alagamentos na região. ” Moro aqui há muito tempo e já sofremos muito com alagamentos, sem contar as cobras que sempre aparecem. Creio que com essa limpeza vai melhorar muito”, disse o autônomo.
Para o engenheiro ambiental do Inea, Samuel Oliveira, a prevenção é fundamental para proteger o Meio Ambiente e a população. “As intervenções previnem a proliferação de doenças e reduzem o risco de inundações, trazendo mais segurança para a população”, destacou.


As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais descartados incorretamente tais como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A ação foi acompanhada pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin e da equipe da Semades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*