CULTURA: projetos culturais da Lei Paulo Gustavo ganham vida em Japeri

Iniciativas estão sendo implantadas através dos editais “Japeri nas Telas” e “Cultura em ação”, que fornecem recursos para promover iniciativas culturais e audiovisuais em Japeri

Pintura em tela, canto coral, crochê, dança e teatro estão entre as oficinas oferecidas aos moradores de Japeri, por meio da Lei Paulo Gustavo. A Prefeitura de Japeri apoia os fazedores de cultura e suas atividades, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Os editais ‘Japeri nas Telas’ e ‘Cultura em Ação’ fornecem a assistência necessária para a execução das atividades que contribuem para promover iniciativas culturais e audiovisuais. Esses projetos são realizados por fazedores de cultura do município, em espaços públicos como a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural e em ONGs da cidade, como o Instituto Mover Vidas e o Grupo Código.

Um desses fazedores de cultura contemplados é o artista Uel Fragha, que há mais de 20 anos realiza projetos artísticos em Japeri. Desta vez, ele estreia o espetáculo de comédia stand-up “Uelcome”, a partir de quarta-feira (08), no Espaço Código, em Japeri, às 19h30. O espetáculo é uma mistura de personagens que o autor já faz há dez anos, e conta, de forma bem humorada, um pouco da luta diária do trabalhador japeriense que pega o trem e sai daqui para trabalhar no Centro do Rio de Janeiro.

“É muito emocionante falar sobre esse momento que estou vivendo de poder mostrar minha arte através de editais e ser remunerado por isso. Sempre lutei pela cultura aqui na nossa cidade, em Japeri. Faço isso por amor, para trazer para o nosso município essa acessibilidade cultural, para que o morador não precise sair daqui para assistir a um espetáculo, seja ele de humor, de drama ou performance.”, disse o artista, que tem outras três apresentações na cidade.

O Secretário Municipal de Cultura de Japeri, Jorge Braga Jr., ressaltou a relevância de presenciar os projetos culturais do município tomando forma, através da Lei Paulo Gustavo, do Fundo Nacional de Cultura e do Ministério da Cultura, realizadas pelo Fundo Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Prefeitura de Japeri.
Segundo ele, já estão acontecendo no município, 38 projetos de audiovisual (videoclipes, curtas, médias e até jogos eletrônicos) em fase de produção, além de 25 projetos através do “Cultura em Ação” com oficinas, apresentações e eventos, todos gratuitos para a população.

“É um investimento no setor cultural de Japeri sem precedentes. Os agentes culturais estão transformando suas ideias e sonhos em projetos e realizando com esses recursos. Esse incentivo chega a vários setores também ligados à Cultura. É geração de renda e trabalho para centenas de japerienses que estão produzindo bens culturais acessíveis para a população”, disse o gestor.

Atividades culturais estão a todo vapor

Diversas outras oficinas estão sendo realizadas no município. Para quem gosta de saber a história da cidade, o Projeto “A História da Sociedade dos Lavradores e Posseiros da Pedra Lisa – Japeri”, apresentado pela Federação das Associações de Moradores Urbanos e Rurais do Município de Japeri, objetiva fazer um documentário de média-metragem, registrando os depoimentos de moradores de Pedra Lisa que participaram ou foram testemunhas diretas ou indiretas da atuação da instituição hoje extinta ‘Sociedade de Lavradores e Posseiros de Pedra Lisa’, visando registrar e recuperar esse pedaço de memória, importante para o município de Japeri e para a Baixada Fluminense.

Para quem busca uma oportunidade de explorar o talento musical, a Oficina de Canto e Coral é uma iniciativa que visa impactar positivamente a sociedade ao oferecer uma atividade construtiva para crianças e adolescentes, uma forma de combate a ociosidade.

Para os adoradores, o Projeto “Floresça por Onde For” louva a Deus através da dança e do teatro. É uma comunidade que oferece atividades gratuitas para todos, no bairro Citrópolis e tem como objetivo unir fé, arte e inclusão, mostrando que a dança pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e comunitário. O grupo está produzindo um documentário para compartilhar histórias e inspirar pessoas. Este não é apenas um convite para assistir, mas para fazer parte nesta jornada de transformação.

Como a cultura não pode parar, estão acontecendo também oficinas de crochê, sapatinho de bebê, de biscuit, artesanato criativo, de desenho e pintura e tricô com o objetivo de capacitar e gerar renda para mulheres e também fortalecer a cultura do artesanato no município. Tem ainda, pintura em tela, exposição artística de ilustrações culturais e os Projetos BXD Battler, dedicado a cultura do hip-hop, e de Videodança Zero Oito Zero Três, entre outras coisas.

Serviço: apresentações de Uel Fragha
Dia 9, no Centro Cultural Dep. Luiz Eduardo Maron de Magalhães, no Mucajá, às 19h30; no dia 11, no Instituto Superar, em Japeri, também às 19h30; e no dia 16, na Biblioteca Municipal de Japeri, às 18h30.

Acompanhe e saiba mais sobre todos os projetos em execução pelas redes sociais da Secretaria da Cultura @culturajaperi ou pelo site www.culturajapei.rj.gov.br