Corrida de 5km une esporte, solidariedade e arrecadação para projetos sociais
Se você ama correr, caminhar, viver momentos marcantes ou simplesmente fazer parte de algo maior, já pode se preparar: no dia 29 de junho, Japeri será o cenário do 1º Circuito do VAPO , uma corrida de rua realizada por Marcão, pai do jogador Gerson, com apoio da Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla, no link: sympla.com.br/evento/circuito-do-vapo/2969537
Percurso e estrutura
O trajeto terá cerca de 5km, com largada às 8h da manhã, na Praça Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira, e chegada no Paço Municipal, no bairro Santa Inês.
A estrutura do evento está sendo cuidadosamente preparada para receber atletas experientes e iniciantes, com pontos de hidratação, apoio médico, segurança e uma equipe especializada para garantir o conforto e bem-estar de todos os participantes.

Esporte com propósito: corrida solidária
Mais do que uma atividade física, o Circuito do VAPO é um movimento de transformação social. Toda a renda obtida com as inscrições será destinada ao Instituto Fundo Social Milagre (Miracle), organização que atua com projetos voltados à educação, cultura, esporte e impacto social em territórios vulneráveis.
É a sua chance de correr por uma causa, ajudando diretamente quem mais precisa. O lema “Esporte é transformação” resume o espírito da iniciativa: criar oportunidades, promover saúde e fortalecer os laços entre esporte e comunidade.
Presenças confirmadas: destaques do esporte local
Entre os atletas já confirmados, estão Wendel Vidal e Carlos Alberto Moreira de Souza, beneficiários do Programa Bolsa Atleta, mantido pela Prefeitura de Japeri para incentivar talentos locais.
No último domingo (1º), a dupla brilhou na Corrida da Infantaria PE/BG 2025, realizada no Rio de Janeiro.
Wendel, de 48 anos, conquistou o 1º lugar em sua categoria (50 a 59 anos) e o 11º lugar geral. Carlos Alberto, de 57, ficou com o 2º lugar na mesma categoria e o 12º geral. Carlos mora no bairro Chacrinha desde 2000 e já acumula mais de 35 medalhas e troféus em competições no Rio, São Paulo e Japeri. Wendel, nascido e criado no bairro São Jorge, pratica corrida há 24 anos e também tem uma trajetória marcada por conquistas expressivas no esporte.
Além dos corredores, o evento contará com a presença especial do ex-jogador José Roberto, que atuou pelo Clube de Regatas do Flamengo, entre outros clubes nos anos 90 e 2000, trazendo ainda mais brilho à programação.



