Japeri sedia 2ª edição do Encontro das Artes na Baixada Fluminense com cultura, emoção e identidade

O encontro promovido pela SECEC-RJ terá 10 edições, uma em cada região do Rio de Janeiro

Neste sábado (17), a Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri, foi transformada em um polo de cultura e criatividade com a 2ª edição do Encontro das Artes na Baixada Fluminense. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), em parceria com a Prefeitura de Japeri, reuniu artistas, comunidade e representantes do poder público para um dia de intensa troca cultural.

A programação do encontro que contará com 10 edições, uma em cada região do Estado do Rio de Janeiro teve início com a ação poética “Poesia ao Pé do Ouvido”, que recepcionou o público com versos sussurrados e café. A abertura oficial ficou por conta do artista Walle B, que emocionado, interpretou os hinos nacional e municipal. Em seguida, uma mesa de conversa reuniu representantes da cena cultural e comunitária da região para debater a produção artística local e suas conexões com o território.

Durante o evento, artesãs da Economia Solidária expuseram seus trabalhos e grupos locais se apresentaram, como o Jazz do Centro Cultural e a Companhia de Dança Jéssica Azevedo. Também foram apresentadas as políticas culturais da (SECEC-RJ), incluindo a Lei de Incentivo à Cultura do Estado, com espaço para esclarecimentos ao público.

O encerramento teve emoção e identidade, com apresentações de capoeira e dança, celebrando a diversidade cultural da Baixada. O evento também contou com a presença de representantes das secretarias de cultura de Nova Iguaçu e Nilópolis, além do grupo Isanos.

A secretária municipal de Cultura, Daniella Beliago, destacou o apoio da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e do vice-prefeito Carlos Januário, além de enfatizar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura, voltado para a interação, o compartilhamento e o fomento às políticas públicas no município.Em sua fala, Januário ressaltou a importância de dar visibilidade a todos os segmentos artísticos. “Apoiamos todos os eventos, sejam gospel, de matrizes africanas, de praças, individuais ou coletivos. Todos precisam ter oportunidade”, disse.

Ele também agradeceu o apoio do Governador do Estado Cláudio Castro, do Deputado Áureo Ribeiro, presidente de seu partido, e da Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros.

Presente no evento, o subsecretário de Cultura do Estado do RJ, Augusto Vargas, emocionou-se com a potência artística local.

“O hino da cidade de Japeri fala de sonhos. O cantor Walle B trouxe uma canção potente, que fala da consciência do povo daqui”, expressou Augusto.

Vargas, nascido em Nilópolis, destacou ainda a criação da Subsecretaria de Integração Cultural, com a missão de aproximar políticas públicas da Baixada Fluminense, região com mais de 4 milhões de habitantes.

A superintendente de Artes da SECEC-RJ, Cristina de Pádula Cattan, reforçou a importância do diálogo com a população cultural. “Esse evento é uma troca. Precisamos ouvir os fazedores de cultura, entender suas demandas e apresentar nossas ações e editais”, analisou Cristina.

Criatividade e Resistência

O evento também impulsionou iniciativas de economia solidária. A artesã Irenilda Rosa da Silva, de 63 anos, moradora do bairro Nova Belém, vê na atividade uma forma de garantir renda e visibilidade para mulheres como ela.

Ana Lúcia Gaspar, do bairro Marajoara, compartilhou sua experiência como professora de artesanato. “Dou aula no Centro Cultural e nos próximos meses, atenderei duas associações de moradores. O evento é uma chance de mostrarmos nosso trabalho e sermos valorizadas”, contou.

Protagonismo Local

Artistas da cidade marcaram presença, como o cantor Walle B. “Sou artista independente de Japeri. Me sinto honrado por participar levando minha música e arte”, disse .

A atriz e presidenta do Grupo Código, Carol França, celebrou a realização do evento em sua cidade natal. “É uma felicidade imensa ver Japeri como uma das cidades a receber esse encontro tão importante para a cultura local”, destacou Carol.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*