Secretária de Educação inaugura oficialmente Centro Multidisciplinar em Japeri

Espaço atende crianças com TEA, TDAH e outras condições do neurodesenvolvimento

A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, visitou nesta sexta-feira (04/04) o Centro Multidisciplinar da Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti para conhecer de perto as atividades desenvolvidas e inaugurar oficialmente o espaço, que já está em funcionamento há dois meses.

Criado para oferecer suporte educacional e terapêutico a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Dislexia e outras condições, o espaço tem sido um importante recurso para o desenvolvimento dos alunos da rede municipal.

Compromisso com a inclusão

A criação do Centro Multidisciplinar representa um avanço significativo na política de educação inclusiva do município. O espaço foi estruturado para oferecer suporte pedagógico e terapêutico, garantindo que os alunos com necessidades específicas tenham um ambiente adequado para o seu desenvolvimento. Além do trabalho educacional, o centro promove um acolhimento que fortalece o vínculo entre escola, alunos e famílias, essencial para o processo de aprendizagem e inclusão.

Durante a visita, a gestora percorreu as instalações, acompanhou algumas atividades e conversou com mães que acompanham de perto a evolução dos filhos. Em um bate-papo descontraído, elas compartilharam relatos emocionantes sobre a importância do atendimento especializado e como o centro multidisciplinar tem feito a diferença no dia a dia das crianças.

Bruna Carla Trajano, mãe do Benício (5 anos, autista), falou sobre o acolhimento que sente na unidade: “Aqui eu recebo todo o suporte necessário, desde a portaria até a direção. Meu filho aprende muito rápido, já fala inglês e espanhol fluentemente. Esse espaço faz toda a diferença na vida dele.”

Vanessa Miguel, mãe do Theo Luís (7 anos, com TEA e TDAH), reforçou a importância do trabalho realizado: “A evolução dele é visível. O nível de suporte e acolhimento me deixam segura de que ele está no melhor lugar possível.”

Já Andréia de Aguiar, mãe do Isaac (8 anos), que ainda aguarda o diagnóstico formal do filho, se emocionou ao relatar o apoio recebido: “Mesmo sem o laudo fechado, a escola acolheu meu filho e já iniciou o acompanhamento. Isso mostra o compromisso da equipe em realmente cuidar das crianças.”

Espaço especializado e metodologia integrada

O Centro Multidisciplinar foi estruturado a partir de um antigo cantinho de leitura, adaptado de acordo com as necessidades dos alunos. Atualmente, atende 22 crianças e funciona quatro vezes por semana (segunda, quarta, quinta e sexta), nos turnos da manhã e da tarde.

O espaço é coordenado pela psicóloga e orientadora educacional Luciana de Barros Mendes, que destacou os benefícios do trabalho desenvolvido: “Esse ambiente proporciona uma melhora significativa na auto regulação emocional e na comunicação das crianças. Além disso, reduz estereotipias como bater as mãos ou girar em torno de si mesmas, ajudando no desenvolvimento dos alunos.”

Para estimular as habilidades dos estudantes, o local conta com um painel de atividades psicomotoras, um cantinho da imaginação com fantasias e recursos lúdicos, um espaço sensorial e um cantinho da leitura. “As crianças passam primeiro pelo momento de aprendizagem pedagógica na sala de aula e, depois, participam das atividades no centro, de forma integrada ao seu desenvolvimento”, explicou Luciana.

A diretora da unidade, Leila Verônica da Silva, destacou que o trabalho vai além do ensino técnico: “Aqui tem muito amor e, quando há amor, tudo flui de maneira mais leve. Prezamos por isso todos os dias.”

A secretária de Educação, Caroline Ontiveros, ressaltou a importância da iniciativa: “Ouvir esses relatos das mães e ver essa estrutura tão bem pensada me deixa muito feliz. Esse espaço representa um avanço na nossa rede, e saber que está fazendo a diferença na vida dessas crianças é muito gratificante.”

O subsecretário de Educação, Renan Schiavo, também esteve presente durante a visita, acompanhando de perto o funcionamento do espaço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*