O evento que durou dois dias, reuniu representantes de outras três cidades da Baixada Fluminense e incluiu visitas às Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Japeri sediou o Acolhimento Locoregional do Programa Mais Médicos, na Escola Municipal Ary Schiavo, na segunda-feira, (17). O encontro foi organizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária, da Coordenação-Geral de Provimento Profissional e do Núcleo de Articulação Institucional. O evento reuniu gestores e profissionais de quatro cidades da Baixada Fluminense atendidas pelos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.
Presente na abertura, a prefeita Fernanda Ontiveros destacou a importância do programa para a cidade e ressaltou que a iniciativa do Governo Federal tem sido fundamental para garantir atendimento de qualidade à população japeriense.
“O Programa Mais Médicos tem um impacto direto na nossa rede de Atenção Primária, somando aos nossos, outros profissionais capacitados para atender nossas comunidades. Em Japeri, esse reforço é essencial para ampliar o acesso à saúde, fortalecer as unidades básicas e garantir que o nosso povo tenha acompanhamento médico contínuo e humanizado”, afirmou a prefeita ao lado do secretário de saúde, Roberto Pontes.



Na mesa de abertura, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Sems-RJ) acompanharam as apresentações dos municípios de Japeri, Queimados, Seropédica e Itaguaí, que relataram a importância dos programas federais na estruturação das políticas públicas de saúde em seus territórios.

Segundo Alexandre Batista, referência central dos Programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o primeiro dia de evento foi marcado também por importantes avanços anunciados pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele destacou que os encontros de acolhimento são fundamentais para a instrução dos profissionais e orientação dos gestores municipais.
“Esse nosso encontro nos mostra que levar saúde à população não é uma tarefa fácil. Hoje, enquanto estamos aqui, em Brasília, ocorre o anúncio de novidades para os programas. Nossa missão é árdua, precisamos preencher os vazios sanitários, garantir atendimento à comunidades específicas, como indígenas, quilombolas e população privada de liberdade, além de ofertar capacitação e especialização aos profissionais médicos. Temos sete modelos de organização dentro da Atenção Primária em Saúde e, aqui em Japeri, nosso objetivo é criar a unidade de saúde prisional, que é um grande desafio”, explicou Batista.
Entre as cidades participantes do encontro, Japeri é a que possui o maior número de profissionais ativos no Programa Mais Médicos, com 40 médicos atuando na rede municipal de saúde. Em seguida, vêm Seropédica (26), Itaguaí (23) e Queimados (4).





Visitas às UBS’s de Japeri
Na terça-feira, (18), representantes do Ministério da Saúde realizaram visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Japeri. A comitiva foi guiada pela subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, e pela responsável técnica dos médicos da Atenção Básica, Verônica Thomas.
Os representantes do Ministério da Saúde, Alexandre Batista e Lilian Carissa da Silva Santos, conheceram as UBSs dos bairros Guandu, Marabá, Vila Central, Nova Belém e Benedicta Rosa.
“Estamos levando os representantes do Ministério da Saúde às nossas unidades para que possam ver, in loco, o trabalho das nossas equipes de Estratégia de Saúde da Família e o avanço que tivemos com a chegada do Programa Mais Médicos. Estamos construindo uma rede estruturada, amparada e focada na humanização. Enfrentamos desafios, mudamos estatísticas e seguimos fazendo mais pela saúde de Japeri”, afirmou a subsecretária Helen Santos.
Os Programas de Provimento Federal, como o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) e o Programa Médicos pelo Brasil (PMpB), desempenham um papel fundamental no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no país. As visitas seguem o cronograma técnico de avaliação das unidades de saúde da região.
Fotos: PMJ e Samuel Sant’anna






