Voltado para profissionais da rede municipal, o evento também contou com palestra sobre o ‘Sagrado Feminino’
Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher motivou, na última terça-feira (12), a realização do Workshop ‘Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer de Colo do Útero’. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), foi direcionado aos profissionais da rede municipal e contou com palestras do professor e doutor Fabiano Lacerda e da psicóloga Silvana Amaro, que abordou o tema “Sagrado Feminino”.
O virologista do Inca, professor Fabiano Lacerda, falou sobre os caminhos para a eliminação do câncer de colo do útero no Brasil, abordando a detecção precoce, as diretrizes de rastreamento e a disseminação do conhecimento. “Esse suporte é fundamental para garantir que as mulheres não abandonem o processo de rastreio e o próprio tratamento. Esse mal tem cura”, afirmou o pesquisador.
A coordenadora do Paismca, Ruth Valentim, explicou que a escolha do tema não só visa promover a educação continuada das equipes de saúde da cidade, mas também despertar nas mulheres da linha de frente, o autocuidado e o autoconhecimento. “Nosso objetivo é acolher todas as mulheres, tanto aquelas que atendemos nas unidades, que vão contar com equipes mais preparadas, quanto as profissionais que realizam esse atendimento. Aproveitamos essa ocasião para falar sobre nós em todas as esferas, seja por meio do reconhecimento e empoderamento ou pelos cuidados com a saúde.”
De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, em 2023 o Brasil estimou 17.010 novos casos de câncer de colo do útero, o que representa uma taxa de 13,25 casos por cada 100 mil mulheres. “Ainda é um número elevado de casos desse que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Por isso, a melhor estratégia para combater o câncer de colo do útero é a prevenção. A população pode contar com o trabalho das nossas equipes”, concluiu.


Palestra o Sagrado Feminino
O evento incluiu, além da temática principal, uma palestra sobre o “Sagrado Feminino”, um movimento que valoriza a essência feminina, a união entre mulheres e o poder delas na sociedade. A psicóloga Silvana Amaro explicou que o Sagrado Feminino, é a aceitação que vem de dentro.
“Essa filosofia de vida busca autoconhecimento, cura, empoderamento, segurança, construção do eu feminino, felicidade, amor próprio, autocompaixão, empatia e sororidade; alcançadas por diversas práticas, como círculos de mulheres, maior consciência menstrual e aceitação de si. É um mundo de mistérios que se desvenda e que permite que a mulher, e não só ela, mas ambos os sexos, despertem em seu interior a energia feminina”, finalizou.
O evento também contou com o apoio da subsecretária municipal da Mulher, Alessandra Oliveira, da Secretaria de Direitos Humanos de Japeri, e da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Cristina Alves.
Fotos: PMJ



