Acontecendo simultaneamente em dois locais a festa começa na sexta-feira, (28), com muita segurança e conforto e vai até a terça-feira, (4)
Com dois palcos simultâneos e uma ampla infraestrutura, o ‘CarnaJáperi’ promete agitar a cidade a partir desta sexta-feira, (28), até a terça, (4). As estruturas serão montadas nas Praças Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira e Leni Ferreira, em Japeri.
A Prefeitura organizou um verdadeiro mutirão para que o Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil, aconteça em Japeri com muita segurança, conforto e eficiência, celebrando a diversidade, o encontro das famílias e a cultura do país. E os preparativos estão em ritmo acelerado.
À frente da organização geral do evento, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou editais de cadastramento para 35 barraqueiros, que ficarão alocados no entorno da Rua Santo Antônio, em Engenheiro Pedreira, com 25 unidades, e 15 na extensão da Estrada de Miguel Pereira, em Japeri. Com shows de Marvvila, Suel, Wenny e Dj Zullu, a festa vai contar com atrações locais e matinê para o público infantil.
“Será um momento para que o folião japeriense aproveite os dias dessa festa tão linda e cheia de alegria que é o Carnaval. Temos grandes atrações todos os dias. A programação está voltada para a família, a juventude e todos aqueles que amam essa festa. É uma ampla infraestrutura com banheiros, segurança, postos médicos e equipes de apoio tanto para quem vai curtir em Engenheiro Pedreira, quanto para quem ficar em Japeri. O ‘CarnaJáperi’ será uma culminância de alegria”, disse a secretária Dani Belliago.


Setores da saúde e de diversos órgãos municipais vão garantir o bem-estar dos foliões
O Carnaval de Japeri é aguardado pela população da cidade, que já manifestou nas redes sociais da Prefeitura a aprovação das atrações. Dando apoio à festa, os órgãos municipais organizaram seus ‘blocos de trabalho’ e estarão distribuídos em pontos estratégicos, proporcionando aos foliões muita segurança e bem-estar.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ficou responsável pela identificação das crianças e adolescentes que irão participar das matinês, no sábado em Japeri, e no domingo, em Engenheiro Pedreira, a partir das 16h. Já as campanhas de conscientização e respeito aos foliões, terá foco nas mulheres, com o lema “Não é não”, e na população LGBTI+, com “Carnaval sem LGBTFobia”. As ações ocorrerão por meio de panfletagem e abordagens durante toda a semana nas ruas e comércios ao redor dos eventos, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos.
Na saúde, cada local contará com um posto de enfermagem e uma ambulância no modelo avançado, com médico e técnicos de enfermagem. Os atendimentos serão realizados inicialmente nos postos de enfermagem e, conforme a necessidade, haverá remoção para o Hospital Municipal de Japeri, que também ampliará sua equipe e capacidade de atendimento emergencial. Na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estarão ainda duas ambulâncias básicas para atender os chamados direcionados pelo 192.
De acordo com as secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana, o evento contará também com aumento do policiamento realizado pelo 24º Batalhão de Polícia Militar, o redistribuição do efetivo da Guarda Municipal e o desvio de rotas de linhas de ônibus.
Fotos: PMJ





