As técnicas da cidade apresentaram o artigo: ‘POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM TEMPO DE CALAMIDADE PÚBLICA: Os Desafios da Equipe de Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho em Japeri – RJ’, que foi aprovado e selecionado para publicação
O 18º Encontro Brasileiro de Pesquisadores/as em Serviço Social (ENPESS) 2024 traz como tema central, as ‘Relações de classe e raça-etnia no Brasil: desafios a uma formação profissional emancipatória no Serviço Social’. O evento, que acontece em Fortaleza, no Ceará, começou no último dia, (10), e se estende até o próximo sábado, (14), e é reconhecido como um dos mais relevantes na área do Serviço Social brasileiro, propiciando a socialização de resultados e experiências dos mais variados espaços de atuação profissional.
Japeri está presente e inscreveu o artigo: ‘POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM TEMPO DE CALAMIDADE PÚBLICA: Os Desafios da Equipe de Gestão na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho em Japeri – RJ’, que foi aprovado e selecionado para ser apresentado no evento e posteriormente publicado.
Entre os profissionais participantes deste ano, estão as técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) de Japeri, Débora Leal e Jussara Campos. Representando a cidade, elas foram para o evento com a importante missão de apresentar as ações realizadas pelo governo municipal, durante os meses de janeiro e fevereiro, ocasião em que ocorreram chuvas intensas que resultaram em um estado de calamidade pública.
O trabalho abordado pelas técnicas destaca as estratégias adotadas para enfrentar a crise, que impactou gravemente os bairros do município de Japeri. A participação no ENPESS reforça não apenas a relevância das políticas públicas municipais de assistência social em momentos críticos, mas também o compromisso da cidade em compartilhar experiências que podem contribuir para a formação e prática de outros profissionais da área.
Para a assistente social e coordenadora do Programa Aluguel Social, Débora Leal, poder participar de um evento dessa magnitude e ainda levando a experiência vivida no território municipal, em uma temática tão cara quanto a do Serviço de Atendimento e Proteção em Situação de Calamidade Pública, é de um valor e satisfação indescritível.
“Compartilhar, a nível nacional, a experiência do município de Japeri, no que tange a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social na calamidade, ao passo que também agregamos ao nosso conhecimento a experiência de outros estados brasileiros, é de uma riqueza imensurável. Encontro-me imensamente grata a toda gestão municipal pela viabilidade deste momento ímpar”, relatou.
Já a assistente social e coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Jussara Campos, destaca que o evento fortalece a pesquisa, o conhecimento, o trabalho profissional e a organização política da categoria, pois reúne profissionais, estudantes e pesquisadores.
“Participar deste encontro é um rico momento de aprendizado, de troca de informação e conhecimento que nos faz refletir sobre a temática, para as demandas de uma sociedade diversificada e para uma política de Assistência Social mais inclusiva. Além de ser uma forma de mostrar para outros estados e municípios que Japeri realiza um trabalho sério, mesmo em meio aos desafios, como também de retribuir a cidade de Japeri que nos acolhe todos os dias com tanto carinho”, explicou.
Fotos: PMJ