Prefeitura de Japeri inaugura mais um Núcleo de Proteção e Defesa Civil

Desta vez o bairro Marajoara foi escolhido para ganhar o reforço na segurança de situações de emergência e calamidades

Neste sábado, (23), os moradores do bairro Marajoara comemoraram a inauguração do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NuPDEC), instalado na sede da Associação Rural do bairro. O equipamento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDC), e tem como objetivo fortalecer a segurança e dar suporte à comunidade em situações de emergência e calamidade. 

O NuPDEC funciona como um ponto de apoio e orientação para a população, com destaque para a atuação voluntária da própria comunidade. A participação ativa dos moradores é fundamental para o sucesso da unidade, que visa garantir uma resposta mais ágil e eficiente em momentos de crise, como desastres naturais ou outras emergências.  

A inauguração do equipamento no Marajoara reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança da população e o fortalecimento da proteção civil, promovendo a colaboração entre o poder público e os cidadãos para enfrentar situações adversas. A presença do equipamento no bairro é mais um marco no processo de descentralização dos serviços de defesa civil, ampliando o alcance das ações de proteção e garantindo mais segurança para os moradores.  

A ação é uma continuidade das políticas públicas voltadas à prevenção e à mitigação de riscos, contribuindo para uma cidade mais preparada para lidar com imprevistos decorrentes de ações climáticas.

O vice-prefeito, Carlos Januário, destacou os passos para proteção e garantia da segurança dos moradores em situações de calamidade

Segundo o Vice-Prefeito Carlos Januário, a cidade vem dando passos importantes e agindo para mitigar os efeitos das ações climáticas. “Estamos evoluindo. No início do ano fomos surpreendidos com duas perdas fatais e 159 lesões de solo na cidade. Foram casas e áreas afetadas de diversas formas. Hoje, estamos empenhados e com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), se reunindo e desenvolvendo o Plano de Contingência 2024. Realizamos o treinamento de mesa e o próximo passo é treinar as equipes de sobreaviso. Tudo isso é para estarmos preparados para as ações do clima”, disse.  

Para ele, é importante estar preparado e ciente da missão a ser cumprida. Lembrou que não se pode pensar na solução na hora da dor e que o NUPDEC será o primeiro a ser acionado no bairro. Destacou ainda, que o maior foco da gestão é evitar a perda de vidas.

 

Terceiro Núcleo

Com esta unidade, a Prefeitura completa o terceiro núcleo implantado. Em abril, outros dois foram inaugurados nos bairros Chacrinha e Nova Belém. Para o secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Delgado, os núcleos, aliados às ações de capacitação que estão sendo realizadas, podem mudar a realidade local.  

O secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Delgado ao lado da moradora Marilene Vasconcellos

“Hoje é um dia ímpar, em que a comunidade está trabalhando junto com a Defesa Civil. É com orgulho que realizamos a implantação desse terceiro núcleo. E ainda vamos inaugurar no Cajuri (antiga Favelinha) e no Rio D’Ouro. Essas são ações preventivas ao alcance e posse dos moradores. Os núcleos prestam auxílio imediato à população, oferecem orientação, primeiros socorros e prevenção, realizadas por membros da própria comunidade, isso aumenta nossa capacidade de cobertura das áreas e minimiza os riscos. Hoje é meu aniversário, mas o presente é para todos nós que trabalhamos para salvar vidas em Japeri”, declarou o gestor. 

   

O vereador Ziel Pavani, que é presidente da  Comissão de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública na Câmara de vereadores, parabenizou a gestão e falou do quanto a Associação Rural de Marajoara foi importante para o socorro das pessoas e distribuição de ajuda humanitária na ocasião das chuvas de janeiro e fevereiro que deixaram a cidade em estado de calamidade.  

Vice-presidente da Associação Rural, Carlos Eduardo falou sobre o papel da organização e da participação da sociedade civil. “Temos um papel de cobrar e levar as críticas construtivas ao poder público, mas também somos a instituição que dá as mãos quando esse poder público vem apresentar soluções aos problemas que estamos vivendo. E vamos seguir empenhados na promoção de ações e na prevenção dos efeitos das calamidades”, relatou ao lado da moradora Marilene Vasconcellos.  

“Estamos buscando trazer a população para perto das ações da comunidade. Eu acredito que vamos ser um só corpo, governo e defesa civil. Agradecemos aos moradores que vieram e que vão conosco participar e atuar para que possamos tocar esse ponto de atendimento e disseminação das informações que podem salvar vidas”, afirmou.  

Além do vice-prefeito Carlos Januário e do vereador Ziel Pavani,  outras autoridades participaram do evento: a secretária de Pessoa com Deficiência, Tallyta Protázio; a subsecretária de Assistência Social, Sara Costa; a assessora de governo Meiry Lucy; e o vereador eleito para o mandato 2025-2029, Mateus Ferraz. 

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*