Estudantes de Japeri brilham em Brasília ao apresentar projeto de reflorestamento e receber prêmio em feira nacional

Oito alunos da Escola Municipal Rio Douro levam orgulho para Japeri ao serem premiados na 21ª Feira de Ciência e Tecnologia

Em um momento de grande emoção e alegria, estudantes de Japeri ganharam destaque em Brasília, encantando a todos com seus projetos inovadores de reflorestamento e astronomia. Representando o talento e a determinação de uma nova geração, os oito alunos da Escola Municipal Rio D’Ouro estão na capital federal para apresentar o projeto de reflorestamento e receber um merecido prêmio na 21ª Feira de Ciência e Tecnologia, realizada neste sábado.

Guiados pelo professor de Geografia Thiago Matos, os alunos participaram da iniciativa “Caça aos Asteroides”, promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com dedicação e entusiasmo, eles se envolveram no projeto e surpreenderam ao identificar dois asteroides, conquistando o reconhecimento do público e da comunidade científica.

Nesta sexta-feira, 8, os jovens talentos apresentaram outro projeto: o “Berçário de Mudas para Reflorestamento da Mata Atlântica Utilizando Irrigação por Gotejamento Inteligente”. Criado pela diretora Rita de Cássia Neves da Silva Souza e pelo professor Thiago Matos, o projeto utiliza sensores de umidade que ativam automaticamente o sistema de irrigação, proporcionando um uso sustentável da água e contribuindo para a recuperação da Mata Atlântica. O tema da feira deste ano, que celebra os biomas brasileiros, destacou ainda mais a importância do projeto dos estudantes.

No sábado, 9, eles receberão o prêmio pelo projeto “Caça aos Asteroides”, que aproxima a ciência dos jovens e incentiva o interesse pela astronomia e pela preservação do planeta. Participam do projeto quatro alunos do oitavo ano e quatro do nono ano, que se dedicaram incansavelmente à caça de asteroides, com apoio total da escola e dos professores.

Graças à aprovação do projeto pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi possível obter uma verba que garantiu a participação dos alunos em Brasília. Os jovens de Japeri viajaram para a capital no dia 6 e retornarão no dia 11, acompanhados pela diretora e pelo professor.

Os alunos que representam a cidade com tanto orgulho são Samuel Armando, Cauã dos Santos, Júlia Lopes e Maria Paula de Oliveira, do oitavo ano, e Anis Sophia Furtado, Jamilly das Virgens, Mirella de Castro e Stella Souza, do nono ano.

Para a apresentação, a escola preparou maquetes, camisas e banners com o maior carinho. “Cada detalhe foi pensado com amor, porque queremos que o nome da nossa escola brilhe em Brasília!”, compartilhou com orgulho a gestora Rita de Cássia.

Essa ida a Brasília é mais do que uma viagem; é um marco na vida desses jovens, que, com suas ideias, mostram o potencial de Japeri e inspiram a todos para um futuro mais verde e repleto de conquistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*