A localidade recebeu neste sábado a conclusão das obras de drenagem e pavimentação do Programa Japeri Mais
Samba, pagode, fogos e muita alegria saudaram os festejos da inauguração da obra do bairro Aljezur, na manhã deste sábado, (18). O encontro realizado pela Prefeitura de Japeri, aconteceu na Rua José Napoleão e reuniu moradores e colaboradores governamentais que durante 425 dias estiveram juntos no planejamento, condução e vistoria das obras.
Parte do Programa Japeri Mais, o Aljezur é o bairro com o maior número de ruas contempladas com as obras de drenagem e pavimentação, foram 22. E a localidade trouxe ainda um desafio para os técnicos, unir o bairro que era cortado por um rio na Avenida Barão da Taquara.
Ao lado do vice-prefeito, Carlos Januário e de diversas autoridades municipais, a prefeita Dra Fernanda Ontiveros destacou o desafio que foi concluir as intervenções e de como é importante investir na infraestrutura dos bairros e na geração de oportunidades para a população.
“Eu ouvi, enquanto planejava o Programa Japeri Mais que era impossível realizar essa obra no Aljezur. Mas, nosso governo não tem como perder tempo com quem acha impossível realizar a necessidade do povo. E nós seguimos. Hoje, a grandiosidade dessa obra mostra que nada cai do céu, é preciso a escuta da população, planejamento, articulação, construção, amor e vontade. E nós chegamos, construímos juntos e vamos construir muito mais pela Japeri do futuro” disse a chefe do executivo.
Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Vereadores, Walter Trajano e os vereadores Renan Schiavo, Ziel Pavani, Marcio Bibi, Rogerinho da RR e Cristiano Pingin que fez a indicação legislativa da obra. E ainda, secretários e subsecretários da gestão municipal.
Moradores viram a transformação acontecer
As moradoras e amigas, Silvana Santos, Conceição Monteiro e Adriana Motta, todas na localidade há mais de 30 anos, aproveitaram o evento para relembrar o tempo de sufoco, em que para sair de casa em dias de chuva era necessário mais do que o habitual guarda-chuvas.
“Aqui era comum o uso de sacolas nos pés para sair de casa em tempo de chuva. Tivemos uma vida de muitos sacrifícios, mas renovamos nossas esperanças, acreditamos que seríamos ouvidos e a obra aconteceu”, relatou Adriana.
A moradora Conceição destacou a fé que sempre uniu os moradores e que trouxe conquistas coletivas para o bairro. “A vida de pisar na lama e de poeira excessiva, não temos mais, graças a Deus que mandou governantes que olharam pelo nosso bairro e tiraram a gente do lamaçal”,
Já Silvana viu que as obras melhoram o dia a dia dos moradores e levou também serviços para o bairro. “Agora os carros de aplicativos entram aqui. Antes, não aceitavam porque as ruas eram intransitáveis. O nosso futuro prometido chegou”, disse destacando ainda que as famílias com pessoas que utilizam cadeiras de rodas, agora podem sair de casa e transitar pelo bairro sem quebrar o utensílio.
A inauguração contou também com muito samba e pagode com o grupo Só Família, brinquedos para as crianças, plantão de uma ambulância e mobilizou ainda empreendedores locais.
Fotos: Lucas Alexandre