O mutirão, formado por homens e mulheres atuam nas ruas afetadas pelas chuvas de janeiro e fevereiro
Trabalhar no próprio município após um período de desemprego é realidade para alguns dos trabalhadores contratados pela Prefeitura de Japeri. Eles atuam na limpeza dos bairros afetados pelas chuvas de janeiro e fevereiro e compõem um grande mutirão.
Alguns chegam a dizer que já são chamados “verdinhos” ao chegarem nos locais de atuação. Eles chegam com enxadas, ancinhos, vassouras e muita disposição para o trabalho. É o caso de Andressa da Silva Jesus que está trabalhando desde o início do mutirão e se orgulha em fazer parte da equipe. “É importante a gente estar trabalhando, a cidade fica mais limpa com o trabalho da gente. Tenho orgulho do que eu faço por aqui. Estava desempregada há 4 anos. Como sou mãe solo estava enfrentando dificuldades. E essa é uma grande oportunidade. Estou com uma expectativa que esse contrato continue”, disse a moradora do bairro Chacrinha.
Já Rosa Maria da Silva, de 57 anos, falou que o trabalho lhe concede muitos benefícios.” Não preciso pegar trem , trabalho pertinho de casa, o que é uma maravilha. Só peço que fique com a equipe por muitos meses. Estou feliz ‘, afirmou.
Deivid da Conceição, de 43 anos, também estava desempregado há bastante tempo e agora integra o grupo que atua por toda cidade. “Desde 2018 que estava buscando uma oportunidade. Ninguém me dava uma chance. E aqui, me deram. Sou muito grato por tudo. E além disso, trabalho pertinho de onde moro , não tem como reclamar “, disse.
Mais de 100 contratados
A frente de trabalho com cerca de 180 profissionais é formada por homens e mulheres que, faça chuva ou sol, diariamente, realizam capina , roçada, varrição e lavagem dos logradouros públicos. Os bairros da Chacrinha , Vila Planetária e Delamare, Mucajá , Vila central , Beira Rio, Nossa Senhora de Fátima e Centro de Japeri já foram beneficiados com os serviços, que incluem ainda pintura de meios-fios.
Vale ainda destacar que é importante a colaboração da população no processo de limpeza do município e não descarte lixo em locais inadequados, gerando transtornos.