Prefeitura dá ordem de início às obras da UBS da Vila Central

A assinatura do documento foi feita diante de populares, agentes comunitários de saúde e autoridades municipais

A saúde de Japeri deu mais um importante passo. A reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Central já saiu do papel. Nesta sexta-feira (19), a ordem de início das obras foi assinada pela gestão municipal.

As melhorias na unidade, com cerca de 270 metros quadrados, incluem a revitalização de todo o local e ainda a ampliação da recepção. O espaço ganhará mais um consultório médico, além dos dois que já existem. Será criado também uma sala para atendimento odontológico, almoxarifado e arquivo médico.

A obra também inclui toda a troca de pisos, portas e manutenção do sistema elétrico e telhado, pintura e revestimentos. Uma outra novidade, é a adequação às normas de acessibilidade com a construção de um novo banheiro PCD destinado a pessoas com deficiência. Além destes serviços, o projeto inclui paisagismo e uma fachada renovada.

A ordem de serviço foi assinada nas dependências da UBS pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros , a Secretária de Urbanismo Andreia Brito e o subsecretário de Saúde Charles de Deus. A chefe do executivo aproveitou seu discurso para reafirmar o comprometimento da administração municipal em fortalecer a rede de saúde e garantir o acesso dos moradores aos serviços. “Esta ampla reforma é mais um passo para garantir que todos os moradores do bairro Vila Central tenham um serviço médico de qualidade e humanizado. Este ato que estamos fazendo aqui é um investimento importante que já estava no nosso planejamento. Costumo dizer que saúde nunca será custo e sim um investimento. E esta reforma que será feita aqui e o que queremos para todas da nossa cidade, além das outras que vamos construir” , enfatizou.

A diretora da unidade, Denise Fátima Gonçalves falou do privilégio em participar da cerimônia do anúncio de uma obra tão esperada pela população. ” Tô emocionada. É o começo de uma obra tão sonhada na região. É um privilégio. Temos uma grande população que nos procura. São feitos cerca de mil atendidos por mês e eles merecem um lugar aconchegante. São pessoas carentes que precisam de verdade”, declarou. O equipamento é o primeiro na cidade no novo padrão de unidades de saúde. Com novas cores, nova arquitetura e atendimento aos critérios do Ministério da Saúde.

O projeto de reforma e ampliação da UBS foi realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação. A responsável pela pasta, Andreia Brito também expressou sua felicidade na cerimônia de entrega. “Estou muito feliz por está fazendo parte deste momento tão importante. É um compromisso da nossa gestão com a população. É um projeto bonito, com paisagismo e jardinagem. Terá uma recepção nova, cem por cento integrado com a unidade, consultórios reformados e refrigerados que irá trazer um melhor atendimento acolhedor para os usuários e funcionários”, destacou.

As intervenções serão feitas por meio de recursos de emenda parlamentar do Senador Carlos Portinho e contrapartida do município. E enquanto a unidade é reformada , os atendimentos serão realizados temporariamente na Rua Calcutá, no mesmo bairro. São oferecidos consultas médicas, orientações de enfermagem, planejamento familiar, coleta de preventivos, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, , marcação de consultas, teste rápido, como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, entre outros.

O encontro contou com a presença do pai da prefeita, Dr. Carlos Ontiveros, do vice-prefeito Carlos Januário, do Presidente da Câmara Walter Trajano, dos Vereadores Renan Schiavo , Rogerinho do RR e Cristiano Pingin, além de secretários municipais.

Serviço aprovado pela comunidade

A agente de saúde, Andreia do Carmo Mourão, de 51 anos, fez questão de falar das melhorias que a unidade vai trazer para os moradores. ” Esta gestão está de parabéns. Foi só a prefeita entrar que tudo mudou. Ela deu a insalubridade que foi mais um passo importante para a gente. Tô feliz por mais esta conquista”, falou.

Já a comerciante Fernanda Lopes, de 23 anos, ficou feliz pela notícia no bairro. “Trabalho na rua da UPA há um ano. Sou técnica em enfermagem e cuidadora de idosos. É uma ótima notícia, estávamos precisando desta reforma e novas especialidades , porque vamos para outros bairros para conseguir atendimento”, disse.