Dia ‘D’ Vacinação contra Influenza tem 150 doses aplicadas

A iniciativa aconteceu nos dois Centros Municipais de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e Japeri

O Dia ’D’ contra a gripe é uma iniciativa da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atendendo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). Neste sábado, (13), das 8h às 12h, a Prefeitura realizou a campanha voltada para grupos prioritários, nos dois Centros Municipais de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira e Japeri.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, o número de 150 doses aplicadas na manhã deste sábado foi considerado bom. “O tempo estava quente, o que não facilita que as famílias se mobilizem para sair de casa e acessar serviços que não sejam de lazer ou alguma emergência”, disse.  

Ainda segundo o gestor, a vacina foi para o grupo prioritário, pessoas que normalmente precisam da ajuda de algum familiar para acessar o serviço, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades. 

Já os outros, como professores, trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, conseguem a imunização nos Programa de Saúde na Escola, que acontece em todas as unidades de ensino, isso no caso dos profissionais de educação, ou aqueles trabalhadores que atuam em outras cidades, que acabam por utilizar o serviço do local devido horário e a dinâmica funcional.  

A cidade de Japeri recebeu 12 mil doses da vacina, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas Mobilizações da Saúde nos bairros e no Programa Saúde na Escola. A Semus, ainda vai realizar mais uma campanha de vacinação no Dia do Trabalhador no próximo, 1º de maio. Até agora a imunização alcançou cerca de mil pessoas na cidade.   

O imunizante disponível na rede de saúde protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o vírus Influenza B.  O tipo mais grave é o vírus Influenza A, muito conhecido como (H1N1), responsável pelas pandemias de gripe e uma das maiores causas de internações no Brasil. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*