Prefeitura de Japeri inaugura creche, em Nova Belém, neste sábado (13/04)

Serão 120 vagas para crianças de 01 a 03 anos de idade na escola de padrão FNDE

Neste sábado (13/04), às 10h,  a Prefeitura de Japeri inaugura a Escola Municipal de Educação Infantil Marco Antônio Félix Pereira, no bairro Nova Belém. São 120  vagas para alunos de 01 a 03 anos.

A creche, do modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estava com as obras paralisadas desde 2014 e foram retomadas pela atual gestão, que conseguiu junto ao governo federal a liberação dos recursos para a conclusão da construção.

A unidade escolar tem salas de aula, refeitório, berçários, fraldário, banheiros adaptados e um amplo espaço de recreação para atender à comunidade escolar. Recentemente, a prefeita Fernanda Ontiveros vistoriou o local antes de marcar a data da entrega e conversou com os professores, cuja maioria são recém concursados.

“Tive a oportunidade de fazer um laboratório em 2019, ainda como médica pediatra neonatal, no interior do Ceará.  Visitei uma cidade chamada Brejo Santo. Na época eles tinham o quinto melhor IDEB do Brasil. Conheci o sistema de educação deles e o que mais visitei foram as escolas e as creches, no padrão FNDE, fiquei maravilhada”, declarou.

A Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, explicou o estado de abandonado que a escola se encontrava. “Esta creche é uma grande conquista da nossa gestão. O espaço era um projeto de 2014, que não foi a frente.  Foi esquecida por dois governos e quando assumimos estava no esqueleto, totalmente abandonada. O local em uma área nobre ficava cheio de lixo e servindo de moradias para indigentes” , ressaltou,  lembrando ainda que no primeiro ano do mandato, a prefeita foi à Brasília para  conseguir a retomada da obra, que já estava como perdida no sistema.

Já a diretora da unidade, Débora de Morais Farias Delgado falou da importância da unidade escolar para os moradores. ” Acompanhei desde o início as obras desta unidade linda no meu bairro. O espaço era um projeto antigo que ficou muito tempo abandonada e a prefeita abraçou a causa. Ela está valorizando a nossa classe e tudo isto vai fazer muita diferença na vida da população. Tive o prazer de acompanhar todo o processo”, declarou.

Novos profissionais da rede

A professora Juliana Rayssa, de 33 anos, falou da emoção em conquistar um cargo público. ” É a primeira vez que tomo posse em um cargo público. O sentimento é de vitória total. Pedi muito a Deus por isto. Tive muito pensamento positivo. E aqui na cidade, vou transmitir o meu conhecimento.  É uma responsabilidade muito grande e vou fazer o possível para dar o meu melhor em sala de aula”, contou a 23 colocada na classificação geral.

Já o assistente de creche, Flávio da Silva Rodrigues,  31 anos,  passou em segundo lugar na vaga de  Pcd e em décimo primeiro na ampla concorrência. “Foi uma rotina muito corrida para chegar até aqui. Tenho filhos pequenos, sou atleta paraolímpico também . Mas não perdi as esperanças. Sempre estudei e conquistei a vaga aqui na cidade. Estou muito feliz por esta conquista”, declarou o profissional, que tem  atrofia do nervo óptico e  30% da visão comprometida.