Meio Ambiente de Japeri inicia ensino de reciclagem nas escolas municipais

O projeto de educação ambiental itinerante começou pela E.M. Amaralina e acontecerá todas as terças – feiras, em uma unidade da Rede de Ensino

Visando promover a educação ambiental, o projeto Reciclagem Itinerante nas Escolas, iniciou as atividades na Escola Municipal Amaralina, em Japeri, nesta terça-feira (09).

Criado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , a iniciativa beneficiou neste primeiro dia cerca de 50 alunos do 2° e 3° ano da unidade escolar no bairro Beira Rio.

Na aula de educação ambiental foram apresentados os temas como coleta seletiva, resíduos, compostagem, entre outros assuntos.Segundo a Coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, Ana Paula Reis, a ideia do projeto é concientizar os alunos por meio de atividades lúdicas com uma linguagem simples, para que todos possam entender. ” O projeto é muito importante porque começa com os pequenos, com uma linguagem de fácil compreensão, envolvendo a separação dos resíduos. Desta forma, eles crescem preocupados com sua responsabilidade com o meio ambiente, e assim se transformam em divulgadores dessa cultura, fazendo com que essa prática se estenda para além do ambiente escolar”, declarou.

A professora Helena Bento Marques Pereira, de 34 anos , gostou da atividade voltada para a coleta seletiva. ” Acho fundamental ter essas atividades nas escolas, porque é o dia a dia delas. Eles precisam cuidar do entorno onde vivem. Acho que deveria acontecer de forma contínua, inclusive” , disse.

Já a aluna Gabriela Igreja Batista, de 7 anos, participou atentamente da atividade. ” Já passei perto do caminhão de lixo. Ele passa perto da minha casa e recolhe toda a sujeira. Sei que não podemos jogar lixo no chão, porque o cachorro e o gatinho de rua podem morrer “, falou.

A atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Educação e vai acontecer todas as terças-feiras, nas escolas da cidade. A próxima a ser contemplada é a Bernardino de Melo, localizada no centro de Engenheiro Pedreira.