Inscrições para o Castramóvel na Praça Vereador Wendel Coelho seguem abertas

O cadastro também é feito por mensagem via whatsApp

Os tutores de cães e gatos aproveitaram o primeiro dia útil de funcionamento do Castramóvel Japeri para cadastrar seus “filhos de quatro patas” no serviço gratuito de cirurgias. Só na inauguração, na sexta-feira,(05/04), foram mais 400 inscrições para o serviço que ficará na cidade por 12 meses.  O cadastro também é feito via WhatsApp, por meio do  21965312007. Lembrando, que não são aceitas ligações, somente mensagens.

De acordo com a Prefeitura, esta política pública de saúde é uma das principais demandas dos moradores, que se queixavam de não ter condições financeiras para realizar o procedimento, que em média custa nas clínicas particulares mais de R$ 200, dependendo do animal e seu porte. Por enquanto, o veículo móvel está  na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira.

A castração gratuita chegou à cidade através de emenda parlamentar da deputada federal, Rosangela Gomes, atual Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O  trabalho é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a ONG Segunda Chance.

Ajuda para os animais

Para os criadores de pets, o Castramóvel é de grande ajuda para os animais e toda a população da cidade. É o que pensa  a moradora da Vila Central, Edileide Silva Macedo, de 59 anos. “Para nós está sendo ótimo este serviço gratuito.

Na nossa região, infelizmente, há muitos animais de rua e a castração vai ajudar bastante. Tenho nove animais e se fosse castrar todos, iria gastar uma fortuna. Não tenho como pagar. Já até marquei em outra cidade para fazer “, disse a dona de casa.

Já o auxiliar de Serviços Gerais , Jean Carlos Ferreira de Freitas, de 24 anos, tutor de uma cadela fez uma avaliação positiva da castração. “A nossa cidade vive uma situação de muitos animais abandonados nas ruas. Este trabalho é de suma importância para evitar a procriação e prevenir doenças neles. Muito boa a proposta”, enfatizou o jovem morador do bairro Santa Amélia.

Quem também elogiou o serviço, foi o técnico de manutenção, Edimilson da Silva, de 52 anos. “Eu só tenho que agradecer a Prefeitura e a todos os envolvidos por este serviço  maravilhoso. A equipe é muito atenciosa. A castração vai evitar novas ninhadas indesejadas e ajudar na saúde deles”, disse o morador do bairro Citrópolis.

Controle populacional

Segundo a presidente da Ong Segunda Chance RJ, Fernanda Araújo, a castração é um ato extremamente importante para controlar o número de animais abandonados , mas também trazer diversos benefícios para a saúde e o comportamento dos animais. ” O procedimento pode ajudar a reduzir o risco de câncer em gatos e cachorros, pois animais castrados têm menor probabilidade de desenvolver tumores nos órgãos reprodutivos, bem como outros tipos de enfermidades, como o de mama por exemplo. Além de prevenir infecções uterinas e problemas relacionados ao sistema reprodutivo e controlar o número de animais nas ruas “, disse.

Cadastro para participar

Para fazer o agendamento, é necessário ter em mãos RG , CPF  e comprovante de residência. Já para o animal realizar o procedimento, o animal precisa ter até 07 anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. O procedimento tem duração de no mínimo 40 minutos. No dia da cirurgia, o animal deve estar em jejum de 8 horas de água e comida. A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo cinco e no máximo vinte quilos. Já os felinos não possuem um peso estabelecido.