Prefeitura assina ordens de serviço para construção de nova UBS e reforma de praça no São Jorge

Os documentos que autorizam o início das obras de construção dos dois  novos equipamentos  foi assinado pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, na Academia da Saúde, bem ao lado do local onde será construída a UBS

A Prefeitura de Japeri reacendeu mais uma vez o sonho dos moradores do bairro São Jorge e adjacências de ter um equipamento de saúde de qualidade. No lugar do esqueleto onde seria instalada uma UPA, a Prefeitura irá construir uma Unidade Básica de Saúde Porte III.  E também neste sábado (06/04), a prefeita  anunciou a reforma da praça do bairro.

A UBS tem mais de 200 metros quadrados e abrigará seis consultórios médicos, sendo dois com banheiros, sala de acolhimento, vacinas, consultório odontológico , estacionamento para os funcionários, espaço de recreação para os filhos dos usuários, recuo de faixa para os veículos, sinalização, entre outros. De acordo com a Secretária Municipal de Urbanismo e Habitação, Andreia Brito,  a unidade de saúde foi aprovada no Ministério da Saúde e atende todas as normas técnicas do manual da atenção básica e contará com um padrão diferenciado, com cores aconchegantes, equipamentos modernos e uma equipe médica capacitada para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente e completo para a população.

A ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção dos dois  novos equipamentos  foi assinada pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e Secretária de Urbanismo Andreia Brito, na Academia da Saúde, bem ao lado do local onde será construída a UBS. Em 2002, também ali, a prefeita e o então Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Dr. Rafael Parente, assinaram a Portaria de Habilitação do Município para receber o recurso de mais de R$ 3 milhões.Além desta novidade , a gestora também assinou o documento para os início da reforma e revitalização da Praça no mesmo bairro.

O investimento veio  por meio de emenda parlamentar do ex- Deputado Federal, Chico D’ Angelo.Para a prefeita , a nova  UBS será uma forma de facilitar o acesso dos moradores da região ao sistema de saúde e a quadra é uma demanda antiga dos moradores. Ela lembrou a conversa que teve com o então ministro. “Falei: ministro, o meu povo tem um trauma, porque passa todo dia por  um esqueleto abandonado, onde foi gasto mais de 3 milhões e a população não tem um serviço de saúde.  Tenho vários vazios sanitários e estou aqui como prefeita , na esperança que a população colocou em mim”, lembrou a gestora, que recebeu a resposta que o recurso estava liberado.Já a Praça, localizada na Rua Braulino  Penco, será reformada e revitalizada.

No local, estão previstos brinquedos para crianças, academia ao ar livre, área  gourmet com churrasqueira, projeto de paisagismo e jardinagem , e espaços de convivência com bancos e mesas, para que a população possa usufruir de momentos de lazer. Entre as intervenções , estão pintura, impermeabilização , construção de rampa de acessibilidade e cobertura completa da praça.  “A quadra será transformada de forma que atenda a população. Atualmente , o espaço só possui uma quadra descoberta. A ideia do projeto é atender melhor a população com uma academia ao ar livre , brinquedos para as crianças e uma churrasqueira. É um projeto inédito para os moradores com uma área gourmet. É algo inovador e acredito que a população vai gostar bastante”, finalizou.

O vice prefeito, Carlos Januário, relembrou todo o trabalho realizado pela gestão municipal, como retomada das obras da creche Sete de Ouro, Creche do Nova Belém e das entregas das obras de drenagem e pavimentação; “ Estamos saindo de 30% para 70% de ruas drenadas pavimentadas”, disse Januário.  O evento contou com as presenças dos vereadores Ziel Pavani, Cristiano Pingin, do pai da prefeita Carlos Ontiveros, secretários municipais e da população.