Castramóvel gratuito chega a Japeri para atender cães e gatos

O equipamento itinerante  ficará na cidade durante um ano e conta com toda estrutura para oferecer o serviço de forma segura

Importante equipamento para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, o castramóvel de Japeri foi inaugurado nesta sexta-feira (05), na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira. O novo veículo itinerante móvel de proteção animal chegou ao município por meio de emenda parlamentar, destinada pela, então, deputada federal, Rosangela Gomes, atual Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com a ONG Segunda Chance, vai atender cães e gatos do município de forma gratuita. O equipamento  ficará na cidade durante um ano e conta com toda estrutura para oferecer o serviço de forma segura.

O serviço de proteção à saúde do animal foi inaugurado pela prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que ficou emocionada em poder proporcionar mais  esta política pública. ” Quero agradecer a todos que lutam e acreditam na causa animal. Para nós é uma pauta sensível e muito importante. Trabalhamos junto com os vereadores nesta causa. Agradeço a emenda da Deputada Rosangela Gomes, todo o corpo técnico que colaborou conosco neste trabalho árduo. Sabemos que é um serviço que tem um custo alto e nem todas as pessoas têm condições de realizar. E hoje  vamos proporcionar de forma gratuita  em nossa cidade. A proteção animal depende de todos nós, unidos”, declarou.

Já a parlamentar Rosangela Gomes, que prestigiou a cerimônia,  destacou a importância das políticas públicas voltadas aos animais.” Colocamos emendas para este trabalho  de castração acontecer aqui na cidade. Estamos anunciando aqui que vamos aumentar o trabalho,  porque um Castramóvel é pouco. Vamos comprar uma picape. Estamos fazendo o orçamento para comprar um ônibus para rodar todo o Rio de Janeiro também. É uma causa que não  é só minha, é uma causa nossa”, declarou.

A titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Meire Lucy, se emocionou ao falar do novo serviço,  que irá ajudar a controlar as doenças e reduzir a população animal. “O procedimento reduz os riscos dos animais apresentarem doenças. A castração é um ato de amor e vai colaborar com a redução da população animal também. Estamos no mês do abril laranja, poucos conhecem o propósito desta iniciativa. É o mês de proteção contra a crueldade animal. Agradeço a prefeita por ter acolhido esta lei tão importante em nossa cidade, assim como os vereadores”, disse, disse ao citar a Lei de proteção animal, 1446/2021.

A cerimônia de inauguração reuniu o vice- prefeito, Carlos Januário, secretários municipais e a população que formou uma fila para agendar seus atendimentos de castração. No local foram realizados cerca de 300  agendamentos e a partir de deste sábado às inscrições poderão ser feitas pelo número de whatsapp 21965312007. O número não aceita ligação, somente mensagens

Orientações para a castração

Durante o agendamento para a castração são repassadas também orientações prévias sobre o procedimento. Todo animal antes de ser castrado, passa por uma avaliação do veterinário que orientará se o mesmo está ou não apto para o procedimento.

No dia da cirurgia, o animal deve estar em jejum de  8 horas de água e comida. A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo cinco e no máximo vinte quilos. Já os felinos não possuem um peso estabelecido.

Também é um pré-requisito para a castração os animais terem até 07 anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. O procedimento tem duração de no mínimo 40 minutos.

Castramóvel

O veículo com estrutura para realizar cirurgias de esterilização de cães e gatos, equipado para os procedimentos de sedação, cirurgia e repouso do animal. De acordo com o veterinário Daniel Medeiros ,  a castração é feita com a mesma  segurança, como se fosse dentro de uma clínica comum. O projeto conta com veterinários, técnicos e auxiliares de veterinária. O atendimento será às  segundas, terças e quartas – feira, de 9h às 17h.