Prefeitura de Japeri realiza Encontro de Pais e Amigos dos Autistas

Os temas discutidos incluíram diagnóstico, metodologia ABA, a importância do acompanhamento e das terapias, seletividade alimentar e o papel do esporte na inclusão e fortalecimento de vínculos

Em comemoração à Semana de Conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Semped) realizou o Segundo Encontro dos Pais e Amigos dos Autistas. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 03, na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, em Japeri. Os responsáveis foram acolhidos e participaram de palestras com psicólogas, psicopedagogas e o vereador Marcio Bibi, Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara de Japeri.

Michele Amaral, psicóloga especializada em neurociência falou sobre a importância do processo terapêutico: “É preciso acolher, escutar e orientar as mães atípicas. Elas precisam ser cuidadas para estarem bem emocionalmente para cuidar do outro. É meu papel fazer com que essas mulheres se sintam valiosas e reconhecedoras da importância de resgatar a própria identidade”, explicou Michele. 

A arte terapeuta Simone Granadeiro, abordou os benefícios terapêuticos da arte: “Combinar arte com terapia é pôr em prática habilidades de planejar e construir grandes obras. Ajudo os autistas  através da expressão artística, priorizando o processo criativo.”, disse Simone. 

Também contribuíram para as palestras a psicóloga especializada em Neurociência Luciene Querino, a psicopedagoga Stella Guimarães, e o Subsecretário de Esporte, Turismo e Lazer, Francisco Duarte, enfatizando a importância da inclusão esportiva. 

Estudantes normalistas estiveram presentes para aprender estratégias de apoio na sala de aula, visando proporcionar um ambiente educacional inclusivo e acolhedor para crianças autistas. A complexidade do autismo demanda que os professores estejam equipados com conhecimentos especializados, habilidades de comunicação aprimoradas e estratégias adaptativas.

Daiana Ruivo, presidente da APAE de Japeri, compartilhou que é mãe de um filho autista e ressaltou a importância de promover atividades dedicadas ao tema. Ela enfatizou que a sociedade precisa se informar, já que estamos cada vez mais convivendo com pessoas autistas em todos os lugares, e nenhuma mãe quer ver seu filho sendo julgado.

“De acordo com especialistas, atualmente a estatística é que 1 em cada 30 crianças nascem com autismo, o que significa que, se você ainda não tem um caso na família, é provável que venha a ter. Portanto, é importante conscientizar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição neurológica. Meu filho e os demais autistas merecem ter a liberdade de estar onde desejam”, pontuou Daiana. 

A reunião também contou com a participação da Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Ângela Maria de Lima, que expressou sua satisfação com as políticas públicas implementadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, destacando sua importância para a população.

“Estou há 17 anos no Conselho lutando para melhorar cada vez mais as condições das pessoas com deficiência em nosso município. Elas precisam saber que é possível; disseram-me que eu não conseguiria devido à minha deficiência, mas provei o contrário e consegui”, salientou Ângela. 

A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Thallyta Protázio, anunciou o lançamento e distribuição da Carteira Municipal do Autista, visando garantir acesso prioritário aos direitos. Anteriormente emitida exclusivamente pelo Detran, agora será confeccionada localmente. Além disso, ela destacou os benefícios das ações afirmativas para pessoas com deficiência.

“É muito importante priorizar políticas públicas para pessoas com deficiência, inicialmente focadas no autismo, para promover a conscientização sobre a inclusão, aprimorar a acessibilidade em diversos setores e estimular debates produtivos que gerem resultados positivos”, disse Thallyta. 

Darlene de Lima, mãe de João, um menino autista de 6 anos, emocionou-se ao falar sobre a importância dessas palestras para que os pais e a sociedade ampliem seus conhecimentos.

“Muito do que aprendi foi por meio de palestras e do apoio das secretarias. Embora não seja fácil o dia a dia, a informação nos ajuda a lidar melhor com as situações”, concluiu Darlene. 

O Secretário de Cultura de Japeri, Jorge Braga Jr., destacou como um grande avanço para a cidade ter pautas relacionadas à conscientização e enfatizou a importância da cultura nesse contexto.

“A cultura desempenha um papel crucial na inclusão, colaborando para que as pessoas com deficiência tenham acesso aos recursos culturais do município e desfrutem de eventos com acessibilidade. Destinamos 10% dos recursos para projetos culturais em andamento pela Lei Paulo Gustavo, em Japeri, especificamente para iniciativas de acessibilidade e inclusão”, afirmou o Secretário.

Texto: Danilo Maximo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*