Cram realiza roda de conversa em programação especial ao mês da mulher

O encontro, com o tema’ Ser Mulher’ aconteceu nesta quinta-feira (28)

Numa programação especial ao mês da mulher , a Prefeitura de Japeri realizou uma roda de conversa as assistidas do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Alvanira de Souza(Cram) , no bairro São Jorge. O encontro que é realizado toda às quintas- feiras do mês é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de proporcionar um espaço de dinâmicas e escuta coletiva.

A iniciativa também visa destacar o papel fundamental das mulheres na sociedade e promover reflexões sobre seus desafios e conquistas. Além de criar um espaço onde elas se sintam ouvidas, apoiadas e capacitadas a fazerem escolhas positivas em suas vidas pessoais e profissionais.

O encontro, com o tema’ Ser Mulher’, contou com a participação da Coordenadora Regiane Ramos Ribeiro que debateu junto com as mulheres atendidas , os avanços alcançados e as práticas e dinâmicas desenvolvidas na proteção e segurança dos direitos delas. “Esses espaços buscam criar oportunidades para que elas se conectem umas com as outras, compartilhem experiências e estabeleçam redes de apoio e colaboração, além de promover a conscientização dos direitos voltados especificamente às mulheres. E hoje, falamos sobre ‘O ser mulher ‘ em diferentes épocas.
Desde o ser mulher apenas para cumprir o papel “do lar” , “ser mãe”, até as lutas sociais e políticas que nos trouxeram até aqui. Entendendo que ocorreram avanços, mas que ainda existem muitas coisas para serem realizadas, “disse.

Durante o encontro, Vanuza da Silva, que é uma das advogadas que faz parte do Centro de Referência contou que as rodas de conversas são importantes para tornar as mulheres cada dia mais fortes para combater qualquer tipo de violência. “Com essa dinâmica, as mulheres acabam se fortalecendo de maneira mútua e trocando experiências, porque muitas passam por diversos tipos de violência e não sabem identificar essa situação. E com este acolhimento , elas acabam ficando forte para lutar contra a violência doméstica”, afirmou.

Atendimento no Cram

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher Alvanira de Souza oferta atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por equipe multidisciplinar às mulheres em situação de violência doméstica. O espaço fica localizado na Avenida Vereador Francisco Costa Filho, s/n – São Jorge – Engenheiro Pedreira.