Dia Mundial da Tuberculose é marcado por alta de pacientes

Os curados receberam certificados dos técnicos do Programa Municipal de Controle da Tuberculose

“Parabéns pela cura!”, essa foi a frase que marcou a manhã desta terça-feira, (26), para pacientes que receberam alta do tratamento realizado pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), que acontece no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira. O evento também comemorou o Dia Mundial de Combate à doença, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu no último domingo, (24).

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) possui 43 pacientes em tratamento da doença e 15 em acompanhamento por infecção latente, quando o indivíduo é infectado mas não tem manifestação ativa da tuberculose. Neste  dia  (26), foram realizados 27 atendimentos, três novas admissões, e cinco pacientes tiveram alta e receberam aplausos, ao mesmo tempo em que se tornaram inspiração para os que ainda buscam a cura.

No certificado que receberam a mensagem que deixou o grupo emocionado: “Parabéns pela cura no tratamento da Tuberculose. É muito importante saber que superou a doença. Parabéns pela cura! Você deve sentir orgulho e satisfação, essa vitória é sua, pois você nunca se deixou abater pela doença, nem se deixou levar pelo desânimo. Você acreditou, lutou com garra, manteve esperança e hoje colhe os frutos positivos dessa luta”.

Além da entrega do certificado, dos aplausos e felicitações, os pacientes degustaram um delicioso café da manhã, iniciando uma nova fase na vida de quem deixou para trás o isolamento causado pela tuberculose.

Aplausos e felicitações aos pacientes que tiveram alta

Tuberculose: Tratamento e controle até a chegada da cura

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, podendo também afetar outros órgãos como ossos e rins. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1982, para homenagear os 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo médico Robert Koch.

Para a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Renata Lameira, a comemoração acontece todos os anos no dia, (24/03), e renova as esperanças e a força no trabalho realizado. “Nosso objetivo é usar a data para aumentar a conscientização pública sobre as consequências devastadoras da tuberculose em todas as áreas: saúde, social e econômica. E intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença”, relatou.

Segundo ela, o tratamento é  longo e bastante desafiador, necessitando de uma abordagem intersetorial para apoiar o paciente. Nessa etapa, é preciso contar com o apoio de diferentes atores, da assistência social, organizações da sociedade civil e de direitos humanos, sendo fundamental para aumentar a adesão e o sucesso do tratamento, além da compreensão e dos cuidados familiares.

Fotos: PMJ