Alunos de Japeri visitam exposição fotográfica no Aeroporto Santos Dumont

Os estudantes da Escola Municipal Aristides Arruda fizeram parte do “Projeto Se Liga Na Cultura”

Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Pastor Aristides Arruda, localizada em Nova Belém, Japeri, mal puderam conter a emoção pela oportunidade única de participar da exposição fotográfica “Para Além de Mim”, na terça-feira, 26 de março, no Aeroporto Santos Dumont. A exposição destacou uma visão única sobre a realidade e a beleza escondida nas comunidades. Para muitos desses jovens, essa experiência não representou apenas a primeira visita a um aeroporto, mas um momento de descoberta e admiração que ficará gravado em suas memórias para sempre. Enquanto caminhavam pelos corredores, os olhos brilhavam e os sorrisos revelavam o encantamento. Foi, sem dúvida, um dia emocionante, cheio de novas descobertas.

Essa atividade cultural é uma realização do Instituto IECAP, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura nº 8.313/23. O projeto veio para a cidade por meio da Deputada Federal, Rosângela Gomes, atual Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e ficou aos cuidados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) . O “Se Liga na Cultura” ofertou mais de mais 2 mil oficinas gratuitas de biojoias , teatro, fotografia, culinária sustentável , formação de liderança e trilha de criatividade destinadas a pessoas com idades de 11 a 35 anos.

As crianças e jovens que foram à visitação participaram da Oficina de Teatro no ano passado. O objetivo foi desenvolver potencialidades, coordenação motora, expressão corporal, integração com os colegas, além de trabalhar a memória, a sensibilização artística, o senso crítico e a disciplina.

Se Liga na Cultura

Dill Diaz, instrutor de teatro e coordenador do projeto “Se Liga na Cultura”, comentou que retomar a exposição de fotografias e biojoias no Rio de Janeiro representa uma maneira de devolver ao estado toda viagem cultural que realizaram, e que poder levar os alunos, tanto de fotografia quanto de teatro para conhecerem sua capital, é oferecer uma oportunidade única para muitos que nunca tiveram a chance de visitá-la.

“Estar dentro do aeroporto e entender que esse espaço também lhes pertence, mostra que eles devem ocupá-lo. Que é essencial aspirarem em seus sonhos conhecer outros estados, outros países, ou até mesmo despertar o desejo de ser piloto. Podemos mostrar aos frequentadores do aeroporto quantos Brasis existem dentro do Brasil”, afirmou o professor.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, se empolgou com os cursos desde o início. Ela falou que os cursos promoveram integração  entre os jovens e crianças que participaram das atividades. “Estou muito feliz por ele terem participado desta exposição. Estar no centro do Rio em uma exposição de fotografias, curso que jovens de Japeri  tiveram a oportunidade de fazer, é muito especial”, contou a gestora

Para a Gestora da Escola Municipal Aristides Arruda, Luciana Piter, a escola tem o papel de proporcionar essas realização que os alunos merecem. Ela agradeceu ao projeto e ao Instituto IECAP pela oportunidade de possibilitar novas experiências fora de sala de aula.

“Os estudantes precisam saber que mesmo estando inseridos dentro do contexto de escola pública, eles podem conhecer outros espaços, sonhar e contemplar de perto todas as maravilhas que o mundo tem para oferecer”, declarou Luciana.

A estudante Rebeca Ferreira, de 16 anos, aluna do curso de fotografia do “Se Liga na Cultura” disse que o projeto trouxe uma esperança de dias melhores para Japeri. “Ter esse curso de fotografia aqui fez com que quem participasse abrisse a mente e entendesse a importância de estudar”, pontuou Rebeca.