Prefeitura de Japeri realiza consulta pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

Agentes culturais da cidade atenderam ao chamamento e ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores para opinarem sobre aplicação dos recursos

A Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta segunda-feira, 25, na Câmara dos Vereadores, uma consulta pública para a elaboração do plano de aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. Esta consulta contou com a participação de agentes  culturais e entidades envolvidas   na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais.

O Fundo Municipal de Cultura de Japeri recebeu R$ 682.656,89 para aplicação nas políticas públicas para a Cultura e desenvolvimento do Setor Cultural. O recurso veio  por meio  do Fundo Nacional de Cultura.

O  Secretário Municipal de Cultura de Japeri, Jorge Braga Jr., ressaltou a relevância de poder receber e ouvir os agentes culturais do município, como meio de construção de propostas culturais, onde 30 já foram criadas e apresentadas. “É importante para construção da coletividade fazer essa escuta do que é a realidade dos fazedores de cultura de forma conjunta para que não fique ninguém de fora”, disse o secretário.

Segundo ele, o município já conta com mais de 400 agentes culturais cadastrados, e mais de 40 grupos e coletivos, e acrescentou. Jorge exaltou a criatividade e o potencial dos produtores culturais da cidade, que tem um celeiro de artistas.

Já a Subsecretária Municipal de Cultura, Daniella Beliago, entende como primordial estabelecer diálogo com a sociedade civil, através da secretaria da cultura. “Poder divulgar e dar visibilidade para a Política Nacional Aldir Blanc, algo que vem para ajudar e também disponibilizar esses recursos para fomentar a cultura é importante, ainda mais quando se constrói em conjunto com os fazedores de cultura do município”, pontuou Daniella.

Consulta pública

O Grupo Código, associação cultural do município, marcou presença e foi  representado pela atriz  Juliana França, 33 anos, coordenadora pedagógica do coletivo. Juliana enfatizou a importância deste movimento de plenárias e consultas públicas, destacando-o como um direito da população.

“Vivemos em um sistema político democrático, onde a participação popular é essencial para a construção de políticas públicas eficazes. Escutar a população é fundamental para garantir uma maior eficácia e realmente atender às necessidades daqueles que mais precisam, os que estão na ponta”, explicou.

Ela também relembrou que as oficinas de teatro do Grupo Código ocorrem todas as terças-feiras, beneficiadas pelo edital da Lei Paulo Gustavo, no Espaço Cultural Código. Juliana aproveitou para convidar todas as pessoas e responsáveis a inscreverem crianças nas oficinas.

Rogério Martins da Cruz, 29 anos, vendedor e agente cultural,  foi um dos representantes de Japeri no grupo de oito delegados da 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.   “Hoje, o município de Japeri realizar essa plenária dentro da Câmara de Vereadores, onde eu jovem negro de 29 anos, que ama a arte, consigo vir, me expressar, e mostrar onde eu quero melhorar a cultura, faz com que eu comece a me sentir importante para o cenário cultural da cidade”, disse o jovem.

Ao todo, um total de  seis consultas serão realizadas no município. A primeira aconteceu no último dia 20 e as próximas estão agendadas para esta quarta-feira, (27/03), às 18h, no Centro Cultural e na quarta-feira, (03/04), às 15h, na Biblioteca Municipal.

Texto e fotos: Danilo Maximo