Sábado com Mais Saúde da Prefeitura de Japeri realiza mais de mil atendimentos

A ação contou com consultas especializadas, marcação e realização de exames, no Centro Municipal de Especialidades (CEMES) de Engenheiro Pedreira

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou neste sábado (09), das 9h às 13h, o Programa “Sábado com Mais Saúde”. A atividade assistencial ofereceu a população vacinação, atendimento médico em Clínica Médica, Geriatria e Endocrinologia, incluindo consultas, verificação de pressão arterial, de glicemia, e avaliação odontológica.

Foram realizados 52 ecocardiogramas, 47 consultas na especialidade de Clínica Médica, seis eletrocardiogramas, e a marcação de mais de160 agendamentos de consultas. Além disso, foi realizada uma significativa campanha de combate à dengue dentro da Cemes e no entorno, com visitas a 157 residências, 60 comércios, além de 90 terrenos baldios.

Tatiana Soares, Subsecretária de Atenção à Saúde, explicou que o objetivo do programa ‘Sábado com Mais Saúde’ é oferecer consultas com médicos especialistas aos sábados, visando atender à população que trabalha durante a semana. Ela também detalhou os próximos passos do programa, que incluirão a ampliação dos serviços oferecidos e a promoção de uma maior conscientização sobre os benefícios do acesso à saúde nos fins de semana.

“Esse é o primeiro evento, mas vamos fazer também no centro de Japeri para contemplar todos aqueles que não conseguem se consultar durante a semana. E também teremos outra ação dessa magnitude em maio”, pontuou Tatiana.

A paciente Ecleir Vieira, 60 anos, elogiou a realização do programa e salientou sobre a agilidade na execução dos atendimentos. “Fui muito bem atendida. Fiz o exame ecodoppler de carótidas e recebi o resultado em 15 minutos. Isso é muito bom. Esse exame é muito caro. Eu não teria como pagar no particular”, explicou Ecleir.

Agendamento de exames

Os moradores também tiveram Acesso ao Complexo Municipal de Regulação para inclusão e agendamento de consultas médicas e de enfermagem, além de realizarem diversos exames e avaliações, como ecocardiograma, raio-x, Doppler de carótidas e vertebrais, avaliação de fisioterapia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites no programa de IST.

Atualmente, em Japeri, a população conta com o Programa Fila Zero, que tem como objetivo zerar a fila de espera para exames, principalmente os de alta complexidade.

Os munícipes que procuram a Regulação têm acesso a marcação direta de todos os exames, incluindo os de alta complexidade. Além disso, há a realização de cirurgias como: vasectomia, períneo, laqueadura, histerectomia, vesícula, hérnia e mioma. Tudo isso em tempo recorde.

Ao todo já foram realizadas mais de 700 cirurgias, entre eletivas e de catarata. Letícia Motta, coordenadora geral do Setor de Marcação de Exames do Complexo Municipal de Regulação, convocou a população a cuidar de sua saúde e a buscar assistência para agendar exames através do complexo.

“Se você está precisando de atendimento, se tem uma cirurgia para realizar, exames para executar, não fique com seu pedido retido em casa. A esperança voltou. Aqui temos pessoas comprometidas em fazer o melhor serviço para vocês”, expressou Letícia.

Combate à dengue

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizou uma atividade de prevenção à dengue, com interação com as crianças, distribuição de hipoclorito, entrega de material informativo e recebimento de denúncias sobre locais com possíveis focos do mosquito da dengue.

Texto: Danilo Maximo

Fotos: Lucas alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*