Japeri recebe cartões da Defesa Civil Nacional para ajuda humanitária

Os recursos servirão para a compra de insumos, colchões, água, cetas básica entre outras coisas

A Prefeitura de Japeri recebeu nesta sexta-feira (08), os Cartões de Pagamento Defesa Civil, nos valores de R$ 650 mil e  R$ 409 mil. Eles vão permitir ao município socorrer as vítimas das chuvas que aconteceram em janeiro e fevereiro deste ano e que deixaram pessoas desabrigadas ou desalojadas. A cidade ficou apta a receber o benefício após ter o estado de emergência e calamidade pública, reconhecidos pelo governo federal e estadual.

Os recursos são provenientes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração. Para a prefeita dra. Fernanda Ontiveros, esta é uma ajuda muito importante, uma vez que sozinho o município não teria condições de arcar com os custos destas tragédias provocadas pela natureza. “Só o governo do presidente Lula, que tem um olhar voltado para os que mais necessitam, pode realmente nos ajudar neste momento de extrema dificuldade”, disse a prefeita.

Ela recebeu em seu gabinete o gerente Geral Setor Público, do Banco do Brasil, Whélen Leite, que a entregou os cartões. Ele estava acompanhado do gerente de Relacionamento do Município de Japeri, Gilmar Lemos e seu assistente Sidney Almeida.

O Cartão Defesa Civil será utilizado na compra de  colchões, água, kits de limpeza cestas básicas e Equipamentos de Proteção Individual, para as equipes da Defesa Civil utilizarem durante os episódios de enchentes na cidade.

“Os cartões da Defesa Civil Nacional vem contribuir com todas ações que o município já vem trabalhando em nossa cidade. Vão custear colchões, insumos e desta forma o nosso trabalho continua avançando”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula.

Já o Secretário Municipal de Defesa Civil, Ziel Pavani,  disse que os técnicos trabalharam e continuam fornecendo as informações necessárias ao Formulário de Informações do Desastre (FIDE), para não atrasar nenhum recurso que beneficie a população.