Programa Saúde na Escola inicia 2024 falando de Dengue

Alunos da Escola Municipal Pedra Lisa aprenderam sobre a prevenção e combate ao mosquito que transmite também a Zika e a Chikungunya

A maquete da casa dos sonhos, com dois andares, piscina, churrasqueira, garagem e jardim, montada no pátio da Escola Municipal Pedra Lisa, que fica no bairro que leva o mesmo nome, em Japeri, aguçou a curiosidade dos alunos que circulavam na entrada e no recreio. Foi o início das atividades de 2024 do Programa Saúde na Escola (PSE), que começou na última segunda-feira, (5), fortalecendo a luta da cidade contra a dengue.

Com a campanha ‘Todos juntos contra a Dengue. O nosso foco é o combate!’, o programa conseguiu chamar a atenção dos alunos de 4 a 12 anos, que curiosos aprenderam sobre as ações preventivas e da vigilância constante no combate ao mosquito transmissor  também da Zika e da Chikungunya. 

Segundo a coordenadora do PSE, Vanessa Rocha, a maquete leva até eles um pouco da realidade do comportamento das famílias e como eles podem ajudar alertando sobre medidas simples e comuns nas próprias casas, como não deixar acumular água nos vasos de plantas, garrafas e pneus. 

A equipe São Jorge, do Programa Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Alecrim, acompanhou a ação e os profissionais realizaram um tour pelo circuito montado no pátio. A maquete de uma super casa, mas que apresentava vários atrativos para a proliferação do mosquito foi a grande atração. As crianças de 10 a 11 anos puderam ser vacinadas na própria unidade escolar.  

“Eles ficam encantados com a casa e depois vão identificando as ações que permitem o nascimento de um criadouro. Falam de situações iguais ou semelhantes vivenciadas em casa ou no bairro e relatam que há pessoas próximas a eles com a doença”, essa conscientização eles levam para a vida toda”, finaliza Vanessa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*