‘Cuidado com os dentinhos’ agita os sorrisos no Centro de Reabilitação Infantil

 

‘Dentes animados’ e saudáveis deram orientações sobre escovação, entregaram kits de higiene e realizaram a aplicação de flúor 

A semana no Centro de Reabilitação Infantil (Cri) começou diferente. Dentes lúdicos circulavam pelo pátio do Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira, e convidavam as crianças para os cuidados com os dentinhos de leite e permanente. A ação ‘Cuidado com os Dentinhos” aconteceu nesta segunda, (04/03), e foi realizada pela Subsecretaria de Atenção à Saúde. Foram atendidas cerca de 60 crianças com orientações sobre escovação, entrega de kits de higiene e aplicação de flúor.

A pequena Angelina Vitória, (7), quando chegou e viu música, animação e vários profissionais fantasiados de dentes pelo pátio do Centro de Reabilitação Infantil, onde é atendida semanalmente, achou que era outro bloquinho de carnaval. “Eu achei que era bloco, mas os tios estão ensinando a cuidar dos dentes. Agora vou ter um sorriso mais bonito”, disse ela já fascinada com um modelo de boca aberta, com língua e muitos dentes.  

A pequena Angelina Vitória, (7), mostrou o sorriso após a escovação

Segundo a subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, as famílias ficam tão envolvidas com o tratamento da reabilitação que acabam por não atender outras necessidades das crianças. “Nosso objetivo é estarmos cada vez mais próximos dos nossos usuários, oferecendo a cada dia não somente o atendimento humanizado, mas o acolhimento diante das necessidades dos assistidos. Aqui é o melhor lugar para termos esse momento de contato deles com os profissionais da odontologia. Estamos com toda a equipe no suporte para que não se assustem e fiquem com um belo sorriso”, disse a gestora. 

Já a coordenadora da odontologia, Maíra Félix, relata que a maioria das crianças coopera quando a relação profissional-paciente cria um vínculo de confiança. “A resistência se dá pela ansiedade, idade ou alguma irritabilidade ou dor. Mas, no geral, conseguimos atender bem. Aqui no Cri, depois de hoje, quando verem um cirurgião-dentista não vão associar a médico ou a injeção”, relatou.  

O evento contou com ambientação e cenário; membros da equipe fantasiados de dentes para interação aprendizado, e diversos artigos lúdicos que lembravam personagens corajosos de filmes infantis, como o peixe-palhaço do filme Procurando Nemo, que chegou a ficar preso num aquário do consultório de um dentista.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*