Bairro Jardim Delamare foi a parada do ‘Prefeitura em Ação’ neste domingo, (03/03)

A ação, que reúne serviços destinados à população atingida pelas chuvas, distribuiu mais de 200 cestas de alimentos

Toda escola é conhecida como um lugar de acolhimento e construção. E foi por este motivo que a Unidade Escolar Tasso Andrade de Oliveira foi escolhida para a realização da mobilização do Prefeitura em Ação, que aconteceu neste domingo, (03/03), no bairro Jardim Delamare.

O bairro foi um dos atingidos pelas fortes chuvas que castigaram 17 bairros da cidade de Japeri, e desde as primeiras horas da manhã os moradores já se organizavam na porta da escola para garantir o atendimento. Acomodados na quadra da unidade, todos que chegavam eram orientados e acolhidos diante da necessidade apresentada.

“Fizemos uma organização por especificidade. Os usuários cadastrados e não-cadastrados, e os prioritários cadastrados e não-cadastrados. Todos serão atendidos e respeitados em sua condição”, explicou o vice-prefeito, Carlos Januário, que recepcionou a população na entrada do evento.

Foi o que aconteceu com a moradora Elis Regina, que com nome de estrela da música, se viu contemplada logo nas primeiras horas. “Eu fui ontem na ação do Belo Horizonte, fiz o cadastro. Não achei que hoje já estaria com o nome no sistema, mas fui orientada a mudar de fila para os cadastrados. E quando chegou a minha vez, uma ótima notícia, minha cesta foi liberada. Domingou!”, comemorou.

“Ontem, no Belo Horizonte, a prefeita Dra Fernanda disse que ninguém ia ficar desassistido. Eu sou prova disso. Fiz o cadastro ontem, hoje tô levando minha cesta de alimentos, kit de higiene e colchão”, completou.

A ação no Delamare contou com serviços em saúde como, atendimento médico, verificação de pressão e glicemia; distribuição de hipoclorito para limpeza da água; e orientações da Defesa Civil, que explicou aos moradores como devem proceder diante da chegada da chuva, ou ameaça de desastres naturais.

A Assistência Social distribuiu 200 cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza e colchões, além de realizar o cadastro de centenas de moradores que não conseguiam acessar os serviços nos Centros de Assistência Social (Cras), durante a semana. A ação durou até as 15 horas.

O Programa Prefeitura em Ação distribuiu 200 cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza e colchões, além de realizar o cadastro de centenas de moradores do bairro Jardim Delamare que foram atingidos pelas chuvas

Pelas ruas do Delamare, acolhimento, diálogo e compromisso

A Prefeita Dra Fernanda Ontiveros acompanhou o Programa Prefeitura em Ação na Escola Municipal Tasso Andrade de Oliveira e depois percorreu as ruas do bairro Jardim Delamare conversando com moradores. Um dos locais visitados pela chefe do executivo foi o lote 17 da Rua Piracaba, onde na casa da moradora Marcileide Moraes, a prefeita pode explicar a ela e aos vizinhos, sobre as ações, obras e o difícil momento que a cidade se encontra diante do estado de calamidade pública.

“Eu venho diretamente nas ações porque é um momento de explicar à população algumas decisões do governo diante da prioridade de socorro que cada bairro apresentou. “Nenhum bairro de Japeri está esquecido, mas precisamos fazer uma lista por prioridade de atendimento, diante do cenário formado com a última chuva. Saímos de 5 mil afetados para 40 mil atingidos diretamente pelas chuvas, e pior, tivemos a perda de duas vidas, uma criança que nem tinha completado dois anos e uma jovem mãe, que deixou cinco filhos órfãos. E isso me dói, porque não vou conseguir reparar”, disse a prefeita emocionada.

“Eu assumi um compromisso de que trabalharia até o último segundo do meu mandato para que a cidade estivesse melhor do que eu a encontrei. Estamos trabalhando muito pra isso. Mas, diante das chuvas que atingiram Japeri, eu também afirmei e reafirmo que, só sairemos das ruas quando a cidade alcançar a sua normalidade”, finalizou a prefeita,  que ainda percorreu toda a extensão da rua Corinto, uma das ruas onde passam as obras de drenagem e pavimentação do bairro.

Fotos: Vitor Mauge