Prefeitura em Ação na Praça Wendel Coelho

População de Japeri acessa inúmeros serviços sociais, judiciais e de saúde 

Nesta sexta-feira (01/03), o programa ‘Prefeitura em Ação’ realizou uma grande mobilização de serviços sociais, judiciais e de saúde na Praça Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira. Com o objetivo de garantir os direitos da população afetada pelas chuvas, a iniciativa disponibilizou o acesso a inúmeros serviços, como emissão  de segunda via de documentos, ajuizamento de ações na justiça estadual e federal, testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, vacinação e orientações da Defesa Civil sobre interdições e áreas de risco, e muito mais. 

A ação ocorreu graças a uma parceria da Prefeitura de Japeri com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Receita Federal do Brasil (RFB) e Fiocruz. Todas as secretarias municipais que estão atuando no atendimento à população afetada pelas chuvas participaram da mobilização. 

JUSTIÇA ITINERANTE 

Os veículos da Justiça Itinerante participaram da mobilização em virtude de uma iniciativa do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). A população teve acesso a diversos serviços, como retificação de registro civil, pedido de guarda, registro de nascimento fora do prazo, entre outros. 

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, enalteceu a importância da ação para a população de Japeri. “Reunimos uma grande variedade de serviços em um só lugar, durante grande parte do dia. A Praça Wendel Coelho recebeu os cidadãos do município e as nossas equipes prestaram todo o auxílio necessário. O TRF2, TJRJ, RFB e a Fiocruz promoveram uma série de atendimentos. Além dos maquinários da Prefeitura de Japeri, que estão atuando em diversos pontos da cidade, a população atingida pelas chuvas também pode contar com essas atividades propostas pelo ‘Prefeitura em Ação”, disse a gestora. 

SECRETARIAS MUNICIPAIS PRESENTES 

As secretarias municipais que compõem o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) estiveram presentes na ação desta sexta-feira. A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a triagem de serviços, os encaminhamentos para a Justiça Itinerante e procedimentos para os benefícios sociais. Já os agentes da Defesa Civil falaram sobre as interdições, identificação de riscos de desastres e muito mais. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vacinas, testes rápidos, acesso a caderneta do idoso, distribuição de hipoclorito, entre outras atividades. 

FIOCRUZ 

Uma equipe do ambulatório de hepatites virais da Fiocruz também compareceu na Praça Wendel Coelho. Depois do contato com as equipes da prefeitura, os médicos e técnicos da Fiocruz visitam o Hospital Municipal de Saúde e as unidades básicas de saúde da cidade com o objetivo de conversar com os profissionais de saúde. 

POPULAÇÃO SATISFEITA 

A dona de casa Gláucia Dionísio é moradora do bairro Citrópolis. Ela esteve na Praça Wendel Coelho para resolver pendências relacionadas aos seus documentos. “Precisava resolver alguns problemas com a minha identidade e título de eleitor. Cheguei aqui, peguei a minha senha e fui logo fui atendida. Eu fui afetada pelas chuvas, estava preocupada, mas agora já consegui tirar essa preocupação da cabeça”, comemorou. 

Já o pedreiro Josué Barbosa, de 24 anos, deu uma passada na Justiça Itinerante e na tenda da Defesa Civil. “Tirei algumas dúvidas com o pessoal da Defesa Civil e resolvi um problema com a minha identidade. Logo pela manhã, o meu pai esteve aqui e foi atendido pela equipe médica da Prefeitura. É muito bom quando a gente consegue resolver várias coisas de uma vez só e no mesmo lugar. Eu ia precisar de um dia inteiro para resolver o que fiz hoje em menos de 30 minutos”, apontou.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*