Japeri chama crianças de 10 a 11 anos para vacinação contra a Dengue

A vacina é mais uma barreira na batalha contra a doença

A manhã da última quinta-feira, (29), começou diferente para o estudante, João Miguel Esteves dos Reis, (10), que com olhar desconfiado chegou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro de Japeri, levado pela tia e enfermeira, Camile Costa, para receber o imunizante contra a dengue. A vacina está disponível em todas as UBS’s da cidade.

“Levamos a conscientização para casa. Estamos com as equipes trabalhando neste período de chuvas na cidade e vendo o trabalho educacional feito pela a vigilância em relação a dengue. Então, já fizemos uma escala para trazer os sobrinhos e avisamos aos vizinhos. João foi o primeiro, já, já virão os outros”, disse Camile.

Já para João, a experiência de tomar a vacina veio com uma opinião bem realista. “Foram os 30 segundos mais ruins da minha vida, mas é um momento ruim que me salva da doença”, disse a criança, já recuperada.

A subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, relata que as equipes de agentes de saúde estão realizando o trabalho informativo sobre a nova vacina. “A cidade recebeu o imunizante na última sexta-feira, (23), e na segunda-feira, (26), as primeiras crianças já estavam com a vacina no braço.Vamos intensificar as ações e proteger nossas crianças”, disse a gestora.

As crianças devem estar acompanhadas do responsável e apresentar cartão de vacina, CPF e Cartão do SUS. No mesmo dia que João, outras 18 crianças também foram vacinadas na unidade do centro de Japeri, a menina Eloá Fernandes, (11) e o menino Davi Ribeiro da Silva, (10).

Intensificação das ações

A cidade de Japeri está com 83 casos confirmados de dengue neste mês de fevereiro. Por esse motivo ocorreu a intensificação das ações do carro fumacê, cobertura com Agentes de Combate às Endemias para conscientização e Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa).

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, a vacina é mais um reforço nas ações que acontecem na cidade. “Estamos com um grande cronograma de ações para atender as necessidades de ações nos bairros, principalmente os afetados pelas chuvas. E agora com a imunização de crianças, avançamos na proteção e na prevenção”, relatou o subsecretário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*