HiperDia atualiza cadastro e entrega insumos aos usuários do Programa

 A ação contribui para o automonitoramento da glicemia e da hipertensão

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta quarta-feira, (28), o primeiro encontro dos  pacientes do Programa HiperDia, em 2024. A ação aconteceu no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e promoveu além da palestra educativa, a atualização do cadastro e a entrega de insumos que auxiliam no automonitoramento.  

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, o Programa  HiperDia tem uma contribuição singular no atendimento dos pacientes portadores de hipertensão e diabetes. “O programa faz parte da Estratégia de Saúde da Família e mobiliza ações de promoção e prevenção. Além disso, a dispensação de insumos, medicamentos e aparelhos fazem com que nosso trabalho de controle e cuidado seja mais eficaz por cercar todas as áreas de risco dessas doenças”, disse a gestora, que é enfermeira.  

O Hiperdia realiza o cadastro e o acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede de Atenção Básica de Saúde. Esse trabalho permite gerar informações que definem a aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular a todos os pacientes cadastrados.  

No município de Japeri, o HiperDia atende cerca de 700 pacientes que recebem insumos como glicosímetro (aparelho que mede os níveis de glicose no sangue); lancetas; fita de HGT e seringas para o automonitoramento da doença. No mês de janeiro, a equipe do programa distribuiu cerca de 14.710 insumos de manutenção para 215 pacientes. Sendo 78 de Japeri e 137 em Engenheiro Pedreira. 

O encaminhamento para o Programa HiperDia é feito pelas Unidades Básicas de Saúde e os pacientes passam por avaliação, diagnóstico, além de palestras de compreensão da doença, formas e cuidados de prevenção dos agravos.   

Os pacientes do “Programa Saúde da Pessoa Idosa – Envelhecer com saúde e dignidade”, iniciativa da Prefeitura de Japeri, participaram da ação e receberam as cadernetas do idoso. 

 Programa Saúde da Pessoa Idosa, iniciativa da Prefeitura de Japeri, participaram da ação e receberam as cadernetas do idoso

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM)

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) são doenças responsáveis por inúmeras complicações aos seus portadores, sendo recomendada a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável para aqueles que buscam se prevenir dessas doenças e aos pacientes que precisam ter controle, desde que sob orientação e cuidado profissional.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*