Japeri recebe apoio de Petrópolis para sua reconstrução

A cidade conta com suporte dos governos federal e estadual e as orientações da cidade serrana para enfrentar os prejuízos causados pelas chuvas

Nesta segunda-feira, (26), a Prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros e uma comitiva formada por secretários e servidores municipais estiveram presentes no Centro Integrado de Monitoramento e Operação de Petrópolis (CIMOP), para uma reunião com o prefeito, Rubens Bomtempo. A cidade  serrana apresentou seu plano de intervenção implementado após uma das maiores chuvas da história da cidade, em 2022. 

Segundo Bomtempo, a experiência da cidade de Petrópolis vai servir para que Japeri economize tempo e esforços na busca por soluções. “Somos solidários à cidade de Japeri, porque sabemos a dor dessa reconstrução. Agora é hora de definir prioridades e essa prioridade está nas pessoas que perderam suas casas. Não é fácil, mas, é preciso agir com hierarquia de urgências”, disse o gestor.  

A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, demonstrou gratidão a toda solidariedade que a Prefeitura e a Defesa Civil de Petrópolis vêm dedicando a orientação das ações, aperfeiçoamento do Plano de Ação do Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) e encaminhamento de solicitações de recursos para apoio estadual e federal. “Eu começo com a palavra gratidão. Embora estejamos diante da maior chuva da história da nossa cidade, de termos perdido não somente objetos, mas, também vidas, e vidas são irreparáveis, a solidariedade foi a presença marcante para acolher, resguardar e guiar as nossas ações de apoio às mais de 40 mil pessoas atingidas pelas chuvas em Japeri”, disse a gestora. 

A comitiva de Japeri foi composta pelos secretários de Defesa Civil e de Comunicação, Ziel Pavani e Rogério Sant’anna, respectivamente, pelo secretário Executivo, Wallace Paes; o subsecretário de Educação, Alex Santos; o Procurador Geral, Marcelo Moreira; a Controladora Geral, Verônica Machado e a Presidente da Comissão de Licitação, Katia Barros, que visitaram junto, com Fernanda Ontiveros, a sala de monitoramento, e alinharam com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Tenente Coronel BM Gil Kempers e todo o seu corpo técnico, ações coordenadas que se aplicam a situação vivida pela cidade da Baixada Fluminense.

“Nossa ajuda é para o realinhamento das ações que vão fazer Japeri voltar à normalidade. Temos um lema de que a Defesa Civil, somos todos nós, governo e população. Juntos reconstruímos Petrópolis e juntos vamos fazer o mesmo por Japeri”, disse o secretário Kempers. 

  

O encontro aconteceu no salão do Centro Integrado de Monitoramento e Operação de Petrópolis (CIMOP)

São 44 dias de trabalhos ininterruptos 

A cidade de Japeri vive desde o dia, (13/01), os efeitos da chuva que atingiu o município e causou estragos inicialmente em quatro bairros. As ações de recuperação do estado de Emergência ainda estavam em andamento, quando a chegada do mês de fevereiro trouxe enchentes e alagamentos e aumentou para 17 os bairros atingidos, o que alcançou cerca de 40 mil pessoas. 

O Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC), sob a coordenação direta da Prefeita, Fernanda Ontiveros, deu início ao Plano de Ação e as secretarias municipais tomaram as providências para desobstrução e limpeza de ruas, rios e bueiros; contenção de encostas, interdição de casas e liberação de vias, abertura de pontos de apoio e abrigo, extensão de horário de funcionamento dos equipamentos da assistência social, doação de cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza; vacinação, ações de controle de dengue e leptospirose, consultas médicas e de enfermagem.  

“Passos importantes foram dados no caminho da reconstrução da nossa cidade desde as chuvas de (13/01), já são 44 dias desde a primeira chuva e não vamos esmorecer. Recebemos o apoio dos governos estadual e federal, empenhamos todo o nosso corpo funcional e recursos, mas, entendemos que precisamos de ajuda de quem já conhece essas tragédias e conseguiu levar a cidade a pensar de forma preventiva, por isso hoje vejo como importante essa nossa visita de instrução e aprendizado. Vamos reconstruir e criar a cultura de pertencimento com prevenção, protocolos e uma logística de cuidado com a nossa população”, finalizou a prefeita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*